• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Morre em São Paulo o artista Antonio Henrique Amaral

Entretenimento

Morre em São Paulo o artista Antonio Henrique Amaral

São Paulo - Morreu nesta sexta-feira, 24, o pintor e gravador Antonio Henrique Amaral. Paulistano, ele tinha 79 anos e lutava contra um câncer de pulmão.

Um dos principais artistas brasileiros do século 20, Amaral ficou conhecido, principalmente, por sua série das Bananas, pinturas realizadas entre 1968 e 1975 com as quais fazia seu comentário político sobre o regime ditatorial e a situação brasileira.

"Veio o AI-5 (Ato Institucional 5) e me dediquei a pintar bananas como um ato de deboche, um gesto sarcástico contra os militares que haviam transformado o Brasil numa república de bananas", afirmou o pintor ao jornal O Estado de S.Paulo durante a realização de sua exposição retrospectiva na Pinacoteca do Estado de São Paulo, apresentada entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014.

Irmão da cineasta Suzana Amaral e da crítica e historiadora de arte Aracy Amaral, o artista será velado, segundo a família, no espaço Funeral Home, na Bela Vista. Já o local e o horário do enterro do pintor e gravador não foram informados.