Entretenimento e Cultura

Aproveite! Confira cinco receitas rápidas da tradicional Torta Capixaba

Durante a Semana Santa é grande o número de pessoas que opta por não incluir carne vermelha na alimentação. A Torta Capixaba é uma das opções preferidas neste período

A torta capixaba faz parte da culinária do Espírito Santo Foto: Reprodução

A Semana Santa que se iniciou com o Domingo de Ramos é o período que antecede a Páscoa, e é especial para os católicos pela renovação da fé cristã. Para muitos, é tempo de penitência e de se privar de atividades, hábitos, alimentos ou bebidas como forma de agradecimento aos atos de Jesus.

Com essas mudanças, surgem as dúvidas sobre o que preparar para as principais refeições do dia, já que a muitas pessoas optam por não se alimentar de carne vermelha durante a semana religiosa.

O prato sugerido no cardápio dos capixabas é a torta capixaba, que carrega na receita uma diversidade de ingredientes e a história de quem mantém a herança cultural da região.

Na confecção da receita, são usados diversos frutos do mar, como siri desfiado, caranguejo, camarão, bacalhau, badejo, temperos variados e outros, como palmito e repolho.

Então para quem gosta do sabor e deseja manter a tradição, O Folha Vitória selecionou cinco opções de receitas, para deixar o almoço da Semana Santa ainda mais saboroso.

 >> 05 Receitas fáceis de Torta Capixaba<< 

​Torta Capixaba Tradicional:​

 Cebola, alho, azeite doce, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde, tomate a gosto;
½ kg de palmito natural previamente cozido;
200gr de siri desfiado e cozido;
200gr de caranguejo desfiado e cozido;
200gr de camarão cozido;
200gr de ostra cozida;
200gr de sururu cozido;
200gr de badejo desfiado e cozido;
500gr de bacalhau desfiado e cozido.

 >>Modo de Preparo<<

Prepare um refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite doce, azeitonas e limão.Leve-o ao fogo com o palmito natural e espere até desaparecer a água e ganhar consistência.Junte, depois de limpos, desfiados, cozidos e espremidos, os ingredientes acima, mexendo até evaporar a água. Retire para esfriar um pouco. Misture uma parte da espuma de 6 claras em neve com as gemas. Quando se adicionarem os temperos aos mariscos, deve-se colocar o bacalhau para enxugar e dar liga à massa.

Cozinhe à parte 6 ovos, que servirão apenas para enfeite juntamente com azeitonas e rodelas de cebola. Coloque a massa em uma panela de barro e a leve ao forno, retirando-a quando a espuma estiver bem coradinha.

 Torta Capixaba de Bacalhau e Palmito:

1kg de bacalhau dessalgado
1kg de camarão fresco
1kg de carne de siri
500g filé de pescada
1kg de mariscos
3 postas de peixe
3 dúzias de ovos
2 vidros de palmito
3 colheres de molho de tomate
1kg de cebola
Tomate
Azeite, Azeitona verde, Alho e Coentro

 >>Modo de preparo<<

 Em uma panela com água, coloque bacalhau, camarão e o filé de pescada para cozinhar. Depois de cozido, desligue e deixe esfriar. Coloque o alho e a cebola para refogar, pique a azeitona e o tomate e acrescente no refogado, junto com o molho de tomate. Soque as carnes (filé, bacalhau e camarão), desfie a posta de peixe e acrescente ao refogado, junto com a carne de siri. Por fim, coloque os mariscos e palmito picados e regue com azeite.

Coloque sal e coentro a gosto e mexa bem. Bata os ovos (até ficar amarelo-claro) e misture com a massa, reservando um pouco para finalizar. Coloque tudo em uma forma, inclua o restante dos ovos por cima e decore com rodelas de cebola e azeitona. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos.

Torta Capixaba Econômica:

1 repolho inteiro 
200 g de siri desfiado e cozido (opcional)
200 g de sururu cozido (opcional)
200 g de peixe salgado ou sardinha desfiado e cozido 

>>Modo de preparo<<

Prepare um refogado com cebolas, alho, pimenta do reino, azeitonas e limão. Leve ao fogo repolho e espere até desaparecer a água e ganhar consistência. 
Juntando os ingredientes, desfiados e espremidos os ingredientes acima, mexendo até evaporar a água.

Retire para esfriar um pouco e misture uma parte da espuma de seis claras em neve e depois misture três gemas.Cozinha-se à parte ovos (que servirão apenas para enfeite) juntamente a azeitona e umas rodelas de cebola. Coloca-se a massa em uma panela de barro ou travessa e leve ao forno, retirando-se quando a espuma estiver bem coradinha.

Torta Capixaba Alternativa:

1 kg de Merluza congelada
300 g de repolho cortado
350 g de batata inglesa
 1 tomate sem pele e sem semente
1/2 maço de coentro
1 Cebola picada
50 g de Azeitona picada
Alho e Sal a gosto
100 g de palmito (Opcional).

>>Modo de preparo<<

Salgar a merluza durante 3 horas, cozinhar e desfiá-la. Refogar o alho e a cebola, acrescentar o tomate, repolho, merluza e o purê da batata. Acrescentar o coentro e a azeitona. Misture tudo até formar uma massa. Bata 3 claras em neve. Acrescente as gemas uma pitada de sal, que irá cobrir a torta e deixar no forno até dourar a parte superior.

Torta Capixaba de Repolho:

1 kg de bacalhau
6 cabeças grandes de repolho
2 potes de palmito em conserva
Temperos verdes
Colorau
Pimenta-do-reino
Alho, Azeitonas, Azeite (a gosto)
Cebola de cabeça
12 ovos

>>Modo de preparo<<

Cozinhe o repolho e escorra. Com um pano de prato limpo, esprema a água do repolho. Dessalgue o bacalhau, desfie e reserve, corte em fatias o palmito, frite o alho no azeite, acrescente a cebola, pimenta-do-reino a gosto, colorau e os temperos verdes (cebolinha, salsa e muito coentro).

Em uma bacia grande misture todos os ingredientes e 8 ovos batidos no liquidificador.Pode misturar tudo com as mãos, espalhe em um tabuleiro ou refratário. Corte a cebola em rodelas para enfeitar com uma azeitona no meio da cebola e cubra com os 4 ovos batidos por cima, leve ao forno e deixe assar até corar bem os ovos.

*Agora basta escolher a opção desejada e saborear a torta que é a principal iguaria que não pode faltar na mesa dos capixabas*.

Pontos moeda