Entretenimento e Cultura

Anos 80 em pleno 2018!

Quase 40 anos depois, a moda oitentista volta com tudo. Muitas grifes têm apostado nas calças de cintura alta, camisas de gola e mix de estampas.

Ana Julia Chan *Estagiário

Redação Folha Vitória

A moda da década de 80, mais conhecida como New Wave ("Nova Onda" traduzida do inglês), foi marcada pelas cores vibrantes, estampas de animal (animal print), tons metálicos e mangas bufantes. 

A tendência excêntrica teve como principal destaque a combinação da blusa cropped, tênis estilo all star e a minissaia, caracterizando um visual feminino e despojado. Além disso, devido ao avanço tecnológico do período, era comum a presença de um ar futurista em algumas peças. 

O estilo pregava a liberdade e a moda de rua, mas ao mesmo tempo permitia extravagância - indo contra à moda hippie da década anterior, identificada por roupas largas e rasgadas, numa tentativa de se opor ao consumismo. 

Quase 40 anos depois, a moda oitentista volta com tudo. Muitas grifes têm apostado nas calças com corte reto e cintura alta, camisas de gola e mix de estampas. As releituras estilo 80 vêm surpreendendo com suéteres e calças xadrez dos mais diversos tipos de padronagem.

Comparações entre moda anos 80 e moda inspirada na década de 80

Parece que não só as grandes marcas apostaram na volta dos looks dos anos 80, mas também celebridades e digital influencers. Nas redes sociais, tornou-se cada vez mais comum deparar-se com a escolha de um visual mais retrô - desde em praias a saídas à noite.

Reprodução maiô asa delta/Atriz Giovanna Ewbank aderindo à moda

É por isso que a gente não pode ignorar os conselhos da mamãe quando diz para não doarmos esta ou aquela peça "porque a moda volta". É real, meninas. A moda volta!

Reprodução @th4ys / Os óculos retrô são um dos queridinhos

Quem nunca se arrependeu de ter se desfeito de uma "brusinha" ou um acessório que na época acha "uó" e hoje em dia faz a maior falta? O coração chega a doer só de imaginar aquele "lookinho bafônico", né? 

Mas nem tudo está perdido! Uma dica boa e sustentável para encontrar peças únicas e beeeem vintage é procurar por brechós, além de itens exclusivos você  ainda economiza horrores. Agora, se você não tem muito tempo nem paciência de sair por aí para dar uma garimpada, há diversas grifes apostando na moda oitentista e produzindo trajes incríveis. 

Pontos moeda