Entretenimento e Cultura

Coletivo cultural de Guarapari transmitirá atrações artísticas por meio de redes sociais

O objetivo do “SolidariedARTE” é arrecadar fundos para artistas que tiveram sua fonte de renda afetada pela pandemia do coronavírus e incentivar a população a permanecer em casa

Foto: Reprodução
Os espectadores das transmissões poderão colaborar para o sustento dos artistas por meio de doações. 

O coletivo Sinestesia – Criatividade Coletiva lançou, recentemente, a campanha “SolidariedARTE”, que tem por objetivo arrecadar fundos para os artistas locais, que tiveram sua fonte de renda comprometida pela pandemia do coronavírus (Covid-19). As atrações culturais serão transmitidas ao vivo a partir do dia 11 de abril, por meio do Instagram, respeitando o estado de isolamento social.

Bruno de Deus e Magnago, sociólogo, produtor cultural e poeta, é co-fundador do coletivo Sinestesia e conta que o projeto surgiu da necessidade de apoiar os artistas locais, que tiveram trabalhos cancelados, em razão da pandemia. “Várias ações têm sido pautadas individual ou coletivamente pelos artistas e coletivos culturais, principalmente nas redes sociais, a exemplo do Festival Fico em Casa, buscando complementar a renda, ou não ficarem sem qualquer aporte financeiro neste momento de crise, já que, na maioria dos casos, as ações artísticas, tem sua principal fonte de renda na dependência da aglomeração de pessoas em ambientes compartilhados”.

Segundo Bruno, o “SolidariedARTE” está estritamente conectado às outras ações realizadas pelo coletivo. Isso porque o principal propósito do coletivo cultural é democratizar o acesso à cultura e proporcionar sustentabilidade ao artista.

Foto: Reprodução
3ª edição do Sarau Ruínas, evento organizado peço coletivo. 

Para Murillo Galli, membro do coletivo, o novo projeto reflete as preocupações do grupo diante da pandemia do Covid-19. “Nossa preocupação se divide em duas: Manutenção dos artistas dependentes da normalidade social e bem-estar dos isolados”, afirma. “Compreendemos que os meios virtuais podem ser a alternativa e fonte de renda para que nos mantenhamos fora das ruas”, acrescenta.

A programação do “SoliedariedARTE” já conta com cerca de 15 artistas confirmados e incluirá apresentações musicais, contação de histórias, esquete teatral e recital de poesias. As atrações terão início no dia 11 de abril e serão transmitidas ao vivo por meio do Instagram do coletivo. Os horários das apresentações estão sendo definidos com os artistas e serão divulgados por meio das redes sociais do Sinestesia.

Durante as lives, os artistas divulgarão suas plataformas de recebimento e o público poderá doar diretamente para eles. “Para além dos artistas que participarão das lives, estamos preparando uma plataforma que ajudará outros artistas que não tem como agir dentro do meio virtual ou que não forem contemplados durante essas exibições”, explica Bruno.

A primeira etapa ocorrerá do projeto acontecerá entre os dias 11 e 18 de abril. Contudo, caso o público seja receptivo a ideia e mais artistas busquem o coletivo, por meio de redes sociais, para se inscreverem, poderá haver uma segunda etapa.

Serviço:

Foto: Divulgação

SolidariedARTE

Sinestesia – Criatividade Coletiva

Data: de 11 a 18 de Abril

Inscrições de artistas por meio das redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/sinestesiacoletivo/

Facebook: https://www.facebook.com/sinestesiacriatividadecoletiva/

Texto: Nicolly Credi-Dio  

Pontos moeda