Entretenimento e Cultura

Após a morte do pai, príncipe Charles faz discurso emocionante

Príncipe de Gales afirma que seu pai teria ficado comovido por todas as homenagens prestadas a ele e agradeceu pelo apoio recebido

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

O marido da Rainha Elizabeth II, príncipe Philip, morreu na última sexta-feira, dia 9, dando início à uma série de cerimônias de luto que irão se estender por oito dias até o próximo sábado, dia 17, quando ocorrerá o enterro. Como parte dos pronunciamentos da realeza sobre o falecido Duque de Edimburgo, seu filho, o príncipe Charles, fez um emocionante discurso relembrando a vida do pai.

A mensagem foi publicada pelo Instagram do Príncipe de Gales na tarde do último sábado, dia 10. No vídeo, o príncipe Charles presta homenagem à memória do pai e agradece a todos que se uniram à família em meio às lamentações pela perda de Philip.

- Particularmente, eu gostaria de dizer que meu pai, pelos últimos 70 anos, prestou o mais marcante e devoto serviço à Rainha, à minha família, ao país e a toda a Commonwealth. Como vocês podem imaginar, minha família e eu sentimos enormemente a falta do meu pai. Ele era uma figura muito amada e apreciada. E apesar de tudo, eu imagino que ele teria ficado profundamente tocado com o número de pessoas que, aqui e ao redor do mundo, compartilham da nossa dor.

Por fim, o Príncipe de Gales afirma que seu pai teria ficado comovido por todas as homenagens prestadas a ele e agradeceu pelo apoio recebido, garantindo que ele será essencial para que a família atravesse o período de luto:

- Meu querido papai era uma pessoa muito especial, que sobre todas as coisas teria ficado pasmo pela reação e por todas as coisas tocantes que têm sido ditas sobre ele, e desse ponto de vista nós estamos, minha família, muito gratos por tudo isso. Isso vai nos sustentar nessa perda em particular e nesse tempo particularmente triste. Obrigada.

Enquanto isso, equipes militares ao redor de todo o Reino Unido saudaram o Duque de Edimburgo com uma salva de tiros em intervalos de um minuto, começando ao meio-dia de sábado. De acordo com o The Washington Post, navios da marinha inglesa que estavam no mar deram 41 disparos de arma, relembrando o tempo de serviço prestado pelo príncipe Philip:

O duque de Edimburgo serviu entre nós durante a Segunda Guerra Mundial e permaneceu dedicado à Marinha Real e às Forças Armadas como um todo. Uma vida bem vivida. Sua Alteza Real nos deixa um legado de espírito indomável, firmeza e um senso de dever inabalável.

O veículo também conta que, apesar das indicações de distanciamento social por conta da pandemia, o público tem lotado os arredores das residências reais com flores, faixas e cartazes em homenagem ao falecido príncipe.

Além de Charles, a princesa Anne também prestou um tributo ao pai. Como publicado pelo Instagram da Família Real, a segunda filha do príncipe Philip com a rainha Elizabeth publicou um longo texto, no qual ressalta a improtância do pai em sua vida:

Você sabe que isso vai acontecer, mas você nunca está realmente pronto. Meu pai tem sido meu professor, meu apoiador e meu crítico, mas principalmente é o seu exemplo de uma vida bem vivida e serviço prestado gratuitamente que eu mais queria imitar. Sua capacidade de tratar cada pessoa como um indivíduo em seu próprio direito, com suas próprias habilidades, vem de todas as organizações com as quais ele esteve envolvido.

Já neste domingo, dia 11, a Reuters relata que na Catedral de Canterbury, o Arcebispo de Canterbury teria orado por todos que descobriram que a morte do Duque de Edimburgo havia deixado uma lacuna muito grande em suas vidas. Já na Capela de Todos os Santos, em Windsor Great Park, teria sido realizado um culto particular para a Família Real.

Depois de comparecer à cerimônia o príncipe Andrew, segundo filho da Rainha Elizabeth II, ainda teria falado sobre a perda de sua mãe e da nação como um todo:

- É uma grande perda. Acho que, da forma como eu colocaria, perdemos quase o avô da nação. Ela [a rainha] descreve [a perda] como um grande vazio em sua vida.

A conta oficial da Família Real no Twitter ainda apontou que, após a missa, os dois filhos mais novos da rainha agradeceram aos funcionários pelos trabalhos prestados ao longo dos últimos dias:

Depois de assistir ao culto matinal na Capela Real de Todos os Santos, O Duque de York [Andrew], o Conde e a Condessa de Wessex [Edward e sua esposa, Sophie] e Lady Louise [filha mais velha de Edward] se encontraram com os trabalhadores do Windsor Estate para agradecê-los por seu apoio, principalmente nos últimos dias.

Apesar de, como indicado por Andrew, a rainha estar profundamente abalada com a perda do marido, o veículo Mirror afirma que a monarca está lidando com o luto com a ajuda de seus dois novos mascotes, os cães Fergus e Muick. A dupla - sendo um deles da raça corgi e o outro uma mistura de corgi com dachshund - teria sido um presente recebido pela rainha em fevereiro, quando Philip passou quase um mês internado para tratar de problemas de saúde.

Pontos moeda