Entretenimento e Cultura

Flupp chega a São Paulo com poesia

São Paulo - O poeta, um microfone e os ouvidos atentos de uma plateia já são conhecidos dos paulistanos frequentadores dos saraus de poesia da periferia. Mas, nesta sexta e sábado, a capital recebe convidados ilustres para praticar o slam poetry - modalidade em que os poetas competem entre si com, apenas, poesia - e discutir literatura, na primeira passagem da Festa Literária das UPPs por São Paulo.

A Flupp, como é conhecida, vai levar ao Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641), escritores, poetas e intelectuais, brasileiros e estrangeiros, para declamar poemas, discutir sobre literatura e debater outros temas.

A programação é dividida em duas etapas: em uma delas, palestrantes falam sobre a obra de importantes figuras da cultura brasileira, como Darcy Ribeiro e Mário de Andrade; na outra, a Flupp reúne escritores para conversas sobre literatura e outros temas. Os eventos começam nesta sexta-feira, 23, às 14h30, e sábado, 24, às 14 h.

Um dos destaques é a uruguaia Inés Bortagaray, autora de Um, Dois e Já, novela publicada pela Cosac Naify em 2014, que participa de uma mesa às 14 h do sábado, com o escritor Alessandro Buzo.

Nas noites, depois das 19 h, é que devem acontecer as apresentações da poesia slam, com o americano Jive e o britânico Jacob Sam La Rose. A ênfase na poesia falada é uma homenagem aos artistas que incluíram a periferia na produção cultural brasileira. A programação completa da Flupp está no portal do jornal O Estado de S.Paulo na internet. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda