Entretenimento e Cultura

'Estamos perdendo consumidores', diz diretor comercial da Giannini

Redação Folha Vitória

E a Giannini? A marca de guitarras nacionais mais conhecida, fundada no Brasil em 1900 pelo italiano Tranquillo Giannini como uma loja de violões, se equilibra nas cordas trêmulas do setor. Quem falou com o jornal O Estado de S. Paulo foi o diretor comercial e de marketing da empresa, Flavio Giannini.

Como estão as vendas de guitarra da Giannini hoje? Vocês sentem uma queda, como os outros fabricantes mencionam?

Nós continuamos com guitarras em nossa linha, mas houve uma queda em relação ao ano de 2016 de 45%.

Olhando para os últimos dez anos, o que se percebe com relação ao perfil do consumidor da marca? Alguns entrevistados contam que jovens estão começando a tocar mais tarde, que muitos trocaram instrumentos por computadores.

Com a não obrigatoriedade do ensino musical no currículo escolar e com a concorrência de videogames, YouTube e aplicativos, perdemos muitos consumidores, e isso está crescendo cada vez mais.

Quando falamos que o rock mudou, um possível termômetro talvez seja a ausência de novos heróis do instrumento. Essa falta de renovação de ídolos e a consequente mudança de comportamento dos guitarristas podem afetar as vendas do instrumento?

Com certeza, não temos mais ídolos em guitarras como antigamente. A falta de não ter em quem se espelhar colabora com a queda das vendas.

Em meio a tantas variáveis, como a Giannini consegue se manter por tanto tempo? Qual a melhor estratégia para uma marca de guitarras?

A Giannini não é somente uma marca de guitarras, temos uma vasta linha de instrumentos de cordas bem como a fabricação de encordoamentos para todos eles. O fato de estarmos com um mix de produtos extenso faz com que tenhamos facilidade em manter nossa marca sempre presente.

O que faz com que essa invenção, a guitarra elétrica, sobreviva à revolução tecnológica e comportamental pela qual passamos?

Essa é a resposta que o mundo dos fabricantes de guitarras está procurando saber. Acredito que estamos passando por um ciclo que está para terminar. O universo de instrumentos musicais já passou e ainda passa por ciclos em vários segmentos. Este é o momento da guitarra.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda