Entretenimento e Cultura

Livro explora incêndio metafórico da puberdade

Redação Folha Vitória

Incêndio (Folhas de Relva Edições, 200 págs., R$ 36), do escritor, cronista e editor paulista Alexandre Staut, será lançado nesta segunda-feira, 7, às 19h, em São Paulo. O evento será realizado no Bar Balcão, que fica na Rua Doutor Melo Alves, 150, no Jardim Paulista.

O livro do autor, que foi indicado ao Jabuti de Gastronomia em 2017 por Paris-Brest (editora Companhia Nacional), marca também a estreia de uma nova casa editorial: a Folhas de Relva Edições.

O pano de fundo da trama é uma biblioteca em uma cidade do interior, que está com seus dias contados e à beira de encerrar suas atividades. O protagonista é Antonio, um funcionário da biblioteca que, como o próprio título do livro indica, terá de enfrentar dois incêndios, um real e outro, metafórico.

A biblioteca pega fogo e o personagem é forçado a lidar com a adolescência, a puberdade e a descoberta de sua sexualidade em meio ao universo literário proporcionado pelos livros de seu local de trabalho, que acaba se transformando em seu refúgio.

Staut é autor de Jazz Band na Sala da Gente (Toada Edições, 2010), Um Lugar para se Perder (Dobradura Editorial, 2012), A Vizinha e a Andorinha (Cuore Editora, 2015).

Pontos moeda