Entretenimento e Cultura

Cinema itinerante leva sessões gratuitas a moradores de Serra

O cinema móvel do projeto está fazendo um tour pela cidade e apresentando filmes para toda a família

Foto: Divulgação/ArcelorMittal Tubarão

Crianças, jovens e adultos de Cidade Continental, na Serra, terão a oportunidade de ir ao cinema sem sair do próprio bairro. A novidade faz parte de um projeto de cinema itinerante que chega à comunidade nesta quarta (15) e fica até sábado (18). Por dia, serão cinco sessões com filmes internacionais. 

A iniciativa é da ArcelorMittal Tubarão, em parceria com as secretarias de Cultura do Estado e de Serra. As sessões são gratuitas, com direito a pipoca e refrigerante para o público. As sessões em Cidade Continental serão realizadas dos dias 15 a 18, às 8h, 10h, 14h, 16h e 19h. Os ingressos, individuais, serão distribuídos por ordem de chegada uma hora antes do início das sessões.

"Esse apoio específico ao cinema foi direcionado por conta do conhecimento, da proximidade que a empresa tem das comunidades de Serra, além do entendimento daquilo que é realmente necessário para os moradores dessas regiões, principalmente para o desenvolvimento dessas comunidades. Estamos acompanhando de perto como as crianças, jovens e adultos estão recebendo o projeto. O cinema é uma arte, mas ele é fundamentalmente uma ferramenta de educação", disse a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da empresa, Herta Torres.

O cinema móvel do projeto está fazendo um tour pela cidade e apresentando filmes para toda a família. Foram contemplados pela iniciativa os bairros Novo Horizonte, Cidade Continental, Jardim Caparina e Planalto Serrano. Os filmes foram escolhidos para agradar a toda a família. São títulos internacionais de grande sucesso nos gêneros de animação, comédia, ação e aventura.

Leia também:
> Cresce número de salas de cinema no ES, mas acesso ainda é restrito

Com estrutura dotada dos mesmos recursos encontrados nas salas convencionais de cinema das grandes cidades, o ambiente tem capacidade para 78 lugares confortáveis e dispõe de isolamento térmico e acústico. Possui ar condicionado, bombonière, som estéreo, projeção convencional e 3D, gerador próprio e elevador de acesso para pessoas com necessidades especiais.

Democratização do cinema

A distribuição de salas de cinemas no Espírito Santo - e no Brasil - e o acesso da população a esses locais podem apresentar um reflexo da concentração socioeconômica e da desigualdade regional do país, conforme dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Foto: Divulgação/ArcelorMittal Tubarão
Alunos de uma escola municipal da Serra acompanharam sessão de cinema itinerante na semana passada, em Novo Horizonte. 

De cada dez salas de cinema no Brasil, sete estão em cinco estados do Sudeste e do Sul (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná). Mais da metade está nos estados do Rio e de São Paulo. No Espírito Santo, apenas 12 dos 78 municípios possuem salas de cinema.

Os resultados, entre outros aspectos, são os entraves que dificultam a democratização do cinema por conta dos valores dos ingressos – consequência da dominação da indústria cultural sobre as salas de exibição.

"O ingresso custa caro na grande maioria das salas de cinema espalhadas pelo país, e isso não é diferente no Estado. Um pai de família, por exemplo, com uma renda mensal de um ou dois salários mínimos, para levar um ou dois filhos, tem gasto com transporte, ingressos, alimentação. Isso pesa no orçamento. Esse acesso, às vezes é difícil de acontecer. Acaba que essas grandes produções não chegam a essas pessoas mais carentes", analisa a professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Gabriela Santos Alves.

Próximas exibições programadas:

· Dias 15 a 18 - Cidade Continental (Praça do Setor Ásia, Av. das Arábias)

Dia 15

8 horas – Pets, a Vida Secreta dos Bichos

10 horas – Moana

14 horas – Meu Malvado Favorito 3

16 horas – Jumanji: Bem-Vindo à Selva

19 horas – Mulher Maravilha

Dia 16

8 horas – Carros 3

10 horas – Os Incríveis 2

14 horas – Moana

16 horas – Extraordinário

19 horas – Pantera Negra

Dia 17

8 horas – Zootopia

10 horas – O Touro Ferdinando

14 horas – Os Incríveis 2

16 horas – Homem-Formiga e Vespa

19 horas – Jurassic World, Reino Ameaçado

Dia 18

8 horas – O Touro Ferdinando

10 horas – Meu Malvado Favorito 3

14 horas – Pets, a Vida Secreta dos Bichos

16 horas – Homem-Aranha – De volta ao lar

19 horas – Pantera Negra


Pontos moeda