Entretenimento e Cultura

Dia do Orgulho Nerd: confira uma lista de produções imperdíveis

É claro que os nerds sempre existiram, mas foi ao longo da última década que eles ganharam destaque dentro do cenário pop e do mercado cultural

Foto: Divulgação


Desde que ser nerd virou moda, a indústria do entretenimento tem aproveitado como ninguém as manias de consumo desse tipo de perfil. Prova disso é o Dia do Orgulho Nerd

O primeiro relato de uma movimentação da comunidade geek para reafirmar suas preferências foi em 2006, quando um grupo de espanhóis decidiu mostrar que não há problema em ser a galera excluída do colégio e gostar de coisas que quase ninguém mais gosta. Eles definiram o dia 25 de maio porque foi nesta data, também em 1977, que estreava Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança. E nada pode ser mais nerd nesse mundo do que Guerra nas Estrelas. 

Confira 5 filmes imperdíveis para assistir no Dia do Orgulho Nerd:

Foto: Divulgação

Star Wars - Direção George Lucas
Vale a pena conferir a primeira parte da trilogia criada pelo cineasta George Lucas, uma das mais amadas da história do cinema. O primeiro filme foi lançado em 1977, e logo se tornou um fenômeno mundial, sendo responsável pelo início da "era dos blockbusters. A princípio, ele foi seguido por "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi", lançadas com intervalo de três anos. 

Foto: Divulgação

Star Trek - Jornada nas Estrelas 
Criada como uma série de televisão em 1966, por Gene Roddenberry, a franquia logo ganhou às telas do cinema e se tornou um verdadeiro sucesso.  O sucesso das séries de televisão e dos filmes levou a uma ampla gama de outros spin-offs, como jogos eletrônicos, romances, brinquedos, uma atração temática em Las Vegas e pelo menos duas exibições em museus. Desde então a franquia se tornou um fenômeno cultural, iniciou a criação da língua klingon, adquiriu uma grande base de fãs e já foi referenciada e parodiada inúmeras vezes na cultura popular.

Foto: Divulgação

De Volta para o Futuro
A trilogia é, sem dúvida alguma, uma das franquias mais populares do cinema. O filme conta a história de Marty McFly, que volta ao passado em uma maquina do tempo e, sem querer, muda toda a história. Ao longo das obras, e junto ao cientista Doc Brown, acabam indo ao passado e futuro.

Foto: Divulgação

O Senhor dos Anéis 
Um sonho que se tornou uma das realidades mais bem sucedidas da história do cinema. Assim pode ser descrita a trilogia O Senhor dos Anéis, escrita e dirigida por Peter Jackson e levadas às telas em 2001, 2002 e 2003. Os três filmes – A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei – foram filmados simultaneamente, o que reduziu enormemente os custos e garantiu a presença do mesmo elenco em cada um dos episódios. O resultado foi arrebatador, formando uma legião de fãs e consagrando todos os longas junto ao público e também com a crítica especializada.

Foto: Divulgação

DC e Marvel
Os filmes de super-heróis ganharam muito espaço em Hollywood. Atualmente são os principais responsáveis pelas maiores bilheterias do cinema ao redor do mundo. Com o aprimoramento da tecnologia, essas superproduções ganharam cada vez mais em qualidade de imagem e efeitos especiais. Contudo, um bom filme não se resumo a cenas repletas de grandes explosões, mas consiste em uma boa história e um bom roteiro. Nem todos os filmes conseguem isso, mas alguns alcançam essa proeza e marcam história no cinema. Entre eles, vale destacar: Os Vingadores (2012), Superman (1978), Batman-O Cavaleiro das Trevas(2008), Homem-Aranha 2(2004) e X-Men 2 (2003). 

Pontos moeda