Entretenimento e Cultura

Mateus Solano relembra beijo de Félix e Niko em novela e afirma: 'Foi uma vitória do público'

Para quem não lembra, na trama, César tinha dificuldades em aceitar a sexualidade do filho e só no final os dois conseguiram superar os problemas que tinham

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Dentre tantos casais que nós sempre pudemos acompanhar nas novelas brasileiras, um dos que mais mexeu com o público foi, sem dúvida, o composto pelo vilão - não - tão - mau - assim Félix e pelo Niko, de Amor à Vida, novela exibida entre 2013 e 2014. Interpretados respectivamente por Mateus Solano e Thiago Fragoso, os personagens foram responsáveis por protagonizarem o primeiro beijo homoafetivo em uma novela brasileira, e, mesmo após tanto tempo, tal feito ainda é lembrado! 

- É a maior realização para mim como profissional ter pessoas que variavam entre perfis homofóbicos e de botequim torcendo e perguntando: Como esses dois não vão se beijar?

Ele seguiu contando que o gesto de carinho entre seu personagem e de Thiago foi uma luta ganha e mencionou o fato de que até hoje algumas pessoas se aproximam para agradecê-lo. Aproveitando, ele ainda relembrou uma carta que ganhou na época de um telespectador:

- [Nela], ele dizia que estava sem falar com o pai há algum tempo e que, após os dois terem visto a cena final em que Félix aparecia com seu pai César, interpretado por Antônio Fagundes, os dois se olharam, trocaram carinho e então se entenderam. Na carta, este fã disse que foi a primeira vez que não dormiu no inferno.

Para quem não lembra, na trama, César tinha dificuldades em aceitar a sexualidade do filho e só no final os dois conseguiram superar os problemas que tinham.

Apesar de sua atuação - que misturava o drama com a comédia - e de sua química com Fragoso, o ator afirmou que o final de seu personagem foi uma vitória do público:

- Eu sempre falei que só teria beijo gay na televisão quando fosse interessante para ela. O objetivo dela é ter o máximo de pessoas assistindo, então são as pessoas que precisam pedir esse tipo de coisa.

Durante a entrevista ele demonstrou muito orgulho de seu personagem, mas admitiu que por vir do teatro tinha muitas reservas com a televisão - algo que foi superado graças ao Félix:

- Eu mordi a língua. O que eu achava que só ia conseguir no teatro, mover as pessoas de dentro para fora, eu consegui com este personagem em uma novela. E foi um grito de gol esse beijo. Ecoou. Foi impressionante.

Sumido da teledramaturgia, atualmente Mateus está em cartaz com a peça O mistério de Irma Vap, em que divide o palco com Luís Miranda!

Pontos moeda