PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Até teatro! Parque na Casa do Governador abre no ES. Veja fotos!

Visitas ao local, em Vila Velha, já serão agendadas a partir de segunda (30) de graça. Coluna Pedro Permuy conheceu a residência oficial do governo do Espírito Santo já reformada em primeira mão neste sábado (28)

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Pedro Permuy/Folha Vitória

A partir da próxima segunda-feira (30), os interessados já poderão agendar visitas guiadas ao Parque Cultural Casa do Governador, na residência oficial do Executivo do Espírito Santo, na Praia da Costa, em Vila Velha. O projeto de tornar parte do espaço da mansão público foi idealizado pela primeira-dama, Virgínia Casagrande, quem convidou a Coluna Pedro Permuy para conhecer o local em primeira mão na tarde deste sábado (28).

Na prática, qualquer um que quiser poderá agendar uma visita ao local, que abrirá as portas ao público às terças e quintas das 8h às 17h. Isso porque o ambiente continuará sendo de despacho do governador, Renato Casagrande, e de recepção de autoridades que se encontram com a governança capixaba em visitas e passagens pelo Estado - como tem funcionado até hoje.

LEIA TAMBÉM: Após ganhar olimpíada de surdos mundial, capixaba é aplaudida no avião e emociona

Na área que compreende o parque, os visitantes poderão conhecer a história da casa, ter contato com o meio ambiente que o terreno abriga e contemplar um visual paradisíaco direto de diferentes mirantes que ainda serão instalados. O equipamento também receberá um anfiteatro que comportará pequenos eventos e, além disso, pelo trajeto da visita estão dispostas 21 obras de artes de curadoria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Foto: Pedro Permuy/Folha Vitória
Paisagem de área à beira do mar da Praia da Costa da Casa do Governador, em Vila Velha

Em um cômodo da casa, também foram feitos ensaios de fotos com personalidades do Estado, que ficarão em exposição para quem for visitar o espaço. Essas pessoas (entre elas dona Lenira Borges, de 99 anos de idade, pioneira do balé no Espírito Santo) também compõem a história do local.

LEIA TAMBÉM: Que isso, um filme? De surpresa, capixaba faz show com Danilo Gentili em SP: "Feliz"

Pedro Permuy/Folha Vitória
Pedro Permuy/Folha Vitória
Pedro Permuy/Folha Vitória

O parque ainda contará com estacionamento próprio, não terá ingresso cobrado (é de graça) e sua entrada será à parte da portaria principal. Esta só será usada para os compromissos oficiais. Essas estruturas novas, no entanto, ainda serão entregues pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). Ainda assim, o local já poderá ser frequentado pelos capixabas e turistas já na próxima semana.

Antes de apresentar em primeira mão ao Folha Vitória as instalações, o governador avaliou a importância de se ter um aparelho público da robustez do imóvel oficial aberto à população. “A Casa do Governador, como Virgínia sempre pontua, está no imaginário de muita gente. Esse era um projeto antigo que tínhamos e que, com certeza, vai mostrar vários potenciais capixabas”, começa.

Foto: governo do ES/Divulgação
A Casa do Governador vista de cima

E exemplifica: “Todas as instalações serão autossuficientes, com energia fotovoltaica, haverá possibilidade de trilhas para os visitantes e o interesse maior é que as crianças usem desse local também para atividades acadêmicas e científicas, já que já foram registradas quase 80 espécies diferentes só de pássaros até agora”.

LEIA TAMBÉM: Após alta da UTI, Chiquinho Scarpa surge em vídeo e segue internado

Foto: Pedro Permuy/Folha Vitória
O governador formalizou a abertura em cerimônia para autoridades do Espírito Santo e convidados na tarde deste sábado (28)

"É um espaço que fala de ciência, arte, história, cultura... Em um momento que é simbólico para o setor cultural", complementa o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha.

Foto: Pedro Permuy/Folha Vitória

Além de alguns pontos técnicos estruturais - como estacionamento, entrada para visitantes ao parque e calçamento de área de circulação - ainda será lançado também um aplicativo que, por QR Code, poderá guiar o visitante dando informações extras sobre a Casa do Governador e mostrando fotos do arquivo do governo do Estado.

Pedro Permuy/Folha Vitória
Pedro Permuy/Folha Vitória
Pedro Permuy/Folha Vitória

SERVIÇO 

Parque Cultural Casa do Governador

Endereço: Residência Oficial (R. Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha).

Visitas: às terças e quintas, das 8h às 17h, mediante agendamento pelo telefone (27) 3636-1032. 

Ingressos: entrada franca. 

Pontos moeda