Entretenimento e Cultura

Justiça obriga Danilo Gentili tirar do ar vídeos com ofensas a Maria do Rosário

Nas imagens, ele aparece rasgando uma notificação extrajudicial para parar de postar notícias falas a respeito da filha da parlamentar, menor de idade

Redação Folha Vitória
No vídeo, depois de rasgar os papéis, ele os coloca dentro das calças e, em seguida, novamente no envelope Foto: Reprodução/Instagram

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) determinou que o apresentador Danilo Gentili tire do ar os vídeos com ofensas à deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Nas imagens, publicadas nas redes sociais do apresentador na segunda-feira (29) ele aparece rasgando uma notificação extrajudicial para parar de postar notícias falas a respeito da filha da parlamentar, menor de idade. Depois de rasgar os papéis, ele os coloca dentro das calças e, em seguida, novamente no envelope.

O pedido dos advogados da deputada para a retirada das imagens foi deferido pelo desembargador Túlio Martins, da 10ª Câmara Cível do TJRS na sexta-feira, 2. Em nota publicada pelo tribunal neste sábado, 3, Martins afirmou que as imagens veiculadas nas redes sociais são de natureza misógina, "representando agressão despropositada a uma parlamentar e às instituições, materializando-se virtualmente em crime que, se for o caso, deverá ser apurado em instância própria."

Os vídeos devem ser retirados em até 24h. Caso contrário, Gentili deverá pagar multa diária no valor de R$ 500,00, sem limitação máxima de dias.

"Impossível aceitarmos desrespeito e humilhação contra ser humano. Decisão é vitória das mulheres que desejam uma sociedade livre do ódio", escreveu Maria do Rosário no Twitter.

Até a publicação desta nota, o apresentador não havia se expressado abertamente sobre a decisão, mas postou as seguintes mensagens em seu perfil do Twitter na tarde de sábado, 2:

"1) Se estiver do lado 'incorreto' a imprensa condena na manchete sua piada como ofensa, seu protesto como crime e sua censura como justiça.

2) Porém se estiver do lado 'correto' você pode até explodir uma criança na Europa que imprensa te chama apenas de suspeito."

Pontos moeda