Entretenimento e Cultura

Passos de Anchieta: Contagem regressiva!

Marcado pelo feriado de Corpus Christi, é considerado um dos maiores eventos religiosos do Estado.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Foto: Divulgação/PMA
A cada ano, milhares de pessoas participam da caminhada dos Passos de Anchieta.

Faltam menos de cinco dias para o pontapé inicial do 22º Passos de Anchieta, um percurso de 100 km que refaz a caminhada do Padre Anchieta, hoje santo, entre a Vila de Rerigtiba, atual município de Anchieta, e a Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde cuidava do Colégio de São Tiago.

O caminho foi resgatado e se transformou em um evento tradicional no ano de 1998 através de uma iniciativa da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa). A partir daí, passou a ser realizado anualmente sempre a partir do feriado de Corpus Christi, com duração de quatro dias.

Neste ano, os andarilhos partem na quinta-feira (20), à 7h, da Catedral Metropolitana de Vitória rumo ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, destino final do percurso e onde será realizada a missa de acolhida dos peregrinos, no dia 23. Durante o trajeto de quatro dias há paradas para descanso e alimentação na Barra do Jucu, Setiba, Meaípe, MaemBá e Castelhanos, conforme programação:

Foto: Hamilton Garcia
Guarapari: Percurso com parada em Meaípe.

1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, aproximadamente 25 km.

2º dia: da Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, 28 km.

3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 km, ainda em Guarapari.

4º dia: de Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz do município, os 23 km finais da caminhada.

Os Passos de Anchieta são o ponto alto da Festa Nacional de São José de Anchieta que acontece durante todo o mês de junho no município, incluindo diversas programações religiosas, esportivas, educativas, shows e apresentações culturais. Também no dia 20, paralelo à caminhada, acontece a procissão de Corpus Christi com saída às 17h da Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Alvorada, rumo ao Santuário onde será celebrada uma Missa. Já no domingo (23), as Missas no Santuário acontecem em quatro horários: 8h30,10h30, 13h e 19h.

Pontos moeda