Entretenimento e Cultura

Shopping Vitória terá museu interativo e torneio de futebol em homenagem a Zico

Projetos irão destacar a carreira e as conquistas do eterno Galinho de Quintino para a alegria da apaixonada torcida do Flamengo do Espírito Santo

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: FAP/divulgação

O ex-jogador Zico vai ganhar um museu interativo e um torneio de futebol em sua homenagem no Shopping Vitória em julho. Numa promoção da Rede Vitória com a Fap Eventos Esportivos, o eterno ídolo do Flamengo vai ter sua vida e sua trajetória no futebol como temas de um espaço semelhante ao do Museu do Futebol, em São Paulo.

O lançamento do projeto teve a presença do ex-zagueiro Carlos Mozer, campeão mundial rubro-negro em 1981, que irá participar de um projeto de revitalização de um time capixaba (leia mais abaixo).

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória
Da esquerda para a direita, Renato Grijó (Fap Eventos Esportivos), Giselle Alves (Rede Vitória), Eliton Perini (Fap Eventos Esportivos) e Mozer, campeão mundial pelo Flamengo em 1981 

O espaço estará disponível para o público na praça central do shopping de 15 de julho a 29 de agosto. 

 Além de compartilhar e ter acesso à informações sobre grandes momentos do Galinho de Quintino, exibidos em telões, no chamado Zico Park, o visitante poderá interagir em experiências virtuais ao longo de oito módulos como se fosse um jogador em campo. 

Poderá, por exemplo, testar suas habilidades de batedor de pênalti ou saber como anda sua performance ao marcar um gol, como potência e velocidade do chute. 

"Este projeto inédito, que teve a aprovação do Zico, será itinerante e visitará outras regiões do Brasil. O lançamento será aqui no Espírito Santo por causa do carinho da torcida flamenguista capixaba, que sempre demonstrou muita paixão pelo time rubro-negro", explicou o diretor-geral da Fap. 

Ele lembra que Zico ficou empolgado com a proposta e não apresentou obstáculos em ceder objetos e material esportivo que estavam presentes em suas conquistas. 

"Quem for ao Zico Park, poderá ver uniformes que ele usou em grandes momentos como nas inúmeras conquistas de títulos pelo Flamengo ou na sua passagem pela Seleção Brasileira. Haverá também réplicas de taças e troféus", adianta. 

Na próxima semana, será disponibilizado um site para a venda de ingressos.

Copa Zico Shopping Vitória

Além do museu, no estacionamento do Shopping Vitória será montada uma arena esportiva que irá acolher a Copa Zico Shopping Vitória. A estrutura poderá ser vista por quem passa pela Avenida Américo Buaiz.  

O torneio irá reunir atletas amadores entre 9 e 17 anos de todo o país, reunindo meninos e meninas participantes de escolinhas de futebol. 

As partidas acontecerão entre 17 e 23 de julho com cobertura da rádio Jovem Pan Vitória. Além disso, a TV Vitória irá transmitir o jogo da decisão.

Além das partidas, a arena também vai acolher um torneio de futmesa, encontro com ídolos flamenguistas como o ex-zagueiro Mozer, o ex-meia Sávio e o ex-técnico Andrade. 

Serviço:  

Zico Park: museu interativo sobre a vida e carreira de Zico. De 15 de julho a 29 de agosto, na praça central do Shopping Vitória. 

Copa Zico Shopping Vitória: competição entre 17 e 25 de julho, na arena montada no estacionamento do Shopping Vitória


Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória
Ex-zagueiro Mozer, campeão mundial pelo Flamengo em 1981

Campeão mundial pelo Flamengo em 1981 revitaliza time capixaba

Além de ser o embaixador do projeto que celebra a carreira de Zico, o ex-zagueiro e treinador Carlos Mozer, campeão mundial pelo Flamengo em 1981, está no Espírito Santo para uma ação que irá revitalizar uma equipe capixaba. 

Ele será o diretor esportivo do projeto que irá acolher a equipe do Apollo Esporte Clube, de Marechal Floriano.

Ele falou brevemente sobre as comparações do time da década de 80 e a equipe atual e também sobre a adaptação de Willian Arão na posição de zagueiro, que tem tirado o sono de muitos da torcida. Confira abaixo:

Flamengo de 1981 x Flamengo de hoje

A diferença dessa equipe para a nossa está na construção do jogo de hoje. Hoje em dia, todo mundo ataca e todo mundo defende. No nosso time em 81, éramos eu, o Marinho e o Andrade encarregados de defender. O resto da equipe era para o ataque. Tínhamos uma qualidade individual técnica que era superior a da equipe de agora. Não tem como comparar o Zico, o Adílio e o Andrade com os jogadores de meio-campo hoje, embora, todos os jogadores atualmente executem um excelente trabalho. Lico fazia um jogo parecido com o do Everton Ribeiro. Não tínhamos a capacidade da equipe de hoje em velocidade de reação como a observada no Bruno Henrique. O domínio de bola do Flamengo atual é igual ao nosso. 

Willian Arão como zagueiro

Eu aconselhei a ele que quem assume essa posição não tem condições de errar e corre bastante risco. Disse que ele deveria acreditar mais em si, que ele sabe jogar bola. E o Flamengo tem vantagem em ter um jogador como ele pois ele sabe como se virar e jogar no sufoco. Além de estar sempre de frente para o que está acontecendo. Isso aconteceu comigo. Disse que ele deveria simplesmente aceitar. Ele joga numa zona em que, hoje em dia, é bem mais difícil de jogar que é o meio-campo. Quem joga no meio-campo tem que ser muito arisco e ele tem um bom passe, uma boa visão, joga bem de cabeça e vai ficar mais fácil com o tempo. Ele tem feito boas partidas e, junto com Rodrigo Caio, tem feito uma dupla excelente.

Flamengo x CBF 

Em relação às birras do Flamengo com as convocações dos seus jogadores pela CBF, eu entendo o lado do clube. Mas, nós, atletas, quando jogamos futebol (participei da Copa do Mundo mas, infelizmente, não tive oportunidade de ir para uma Olimpíada) almejamos representar o nosso país e no expoente máximo que é vestir a camisa da sua seleção. A importância de representar o Brasil é enorme e a diretoria atual não tem essa noção. É até benéfico para o Flamengo ter entre seus jogadores aqueles que representam a seleção brasileira. Seria uma honra se o Flamengo cedesse 10 jogadores para a seleção do Brasil! É o sinal de que o trabalho está sendo perfeito, mas a diretoria não pensa nisso. O elenco do Flamengo tem jogadores suficientes, a base do Flamengo prova que mesmo com os titulares ausentes eles cumprem seus deveres e têm capacidade para o fazer. No período em que o houve aquele surto de covid-19, foram jogar o goleiro Neneca, o lateral-direito Mateuzinho, dentro da área tínhamos o Noga e o Natan e na lateral esquerda tínhamos o Ramon. A defesa toda era do time sub-20. E jogaram contra o Palmeiras e fizeram um jogo excepcional com um empate lá em São Paulo. Depois veio o jogo na Libertadores e essa defesa jogou de novo. E fizeram um jogo tremendo na Liberdatores, onde todo mundo diz que esse campeonato é difícil. E os garotos deram conta do recado. Então, o Flamengo tem material humano suficiente para não ter preocupação em ceder o Pedro para as Olimpíados porque nós temos o Rodrigo Muniz, que estava sendo o artilheiro do Carioca. Só não foi porque o Gabriel retornou. Evidentemente, os titulares têm um peso maior. Mas aqueles que o substituem, eles cumprem bem. 







Pontos moeda