Entretenimento e Cultura

Noite de arte: galeria capixaba recebe para encerramento do 1º Clube do Colecionador do Espírito Santo

Durante o evento será entregue a quarta e última obra do clube, o “Jardin D’Hiver” do artista capixaba Nenna. O encontro também vai contar com a presença de outros artistas

Galeria recebe para encerramento do 1º Clube do Colecionador do Espírito Santo Foto: Divulgação

A Galeria de Arte Matias Brotas recebe no próximo dia 24 de julho, a partir das 19h, para o encerramento da 1ª edição do Clube do Colecionador. Para o evento, está programado um bate-papo entre os artistas que compõem esta edição e a curadora Almerinda Lopes, que falarão sobre as obras, o mercado de arte e o colecionismo, que cada vez mais ganha adeptos e movimenta a economia nacional. O encontro marca a entrega da quarta e última obra do artista capixaba Nenna e conta com sorteios de obras e livros entre os presentes.

O principal objetivo é fomentar o colecionismo e aproximar o público da arte contemporânea, apurando o olhar de pessoas interessadas em começar uma coleção. Nesta primeira edição, os associados receberam quatro obras de arte em suportes diferentes - fotografia, aquarela, serigrafia e escultura.  “O sucesso foi tanto, que em outubro vamos lançar a segunda edição do clube, que já tem lista de interessados”, conta a galerista Lara Brotas.

Com curadoria de Almerinda Lopes, doutora em História da Arte, a primeira edição contou com uma tiragem de 30 exemplares,  de obras inéditas dos artistas Fernando Augusto (aquarela), Manfredo de Souzanetto (serigrafia), Nenna (objeto/escultura) e Renan Cepeda (fotografia).

Durante o encerramento da 1ª edição, cada artista falará sobre a obra eleita para compor o Clube, bem como sobre sua trajetória nas artes e processo criativo. O artista capixaba Nenna, que atualmente reside em Paris, não estará presente na noite, mas enviou um vídeo inédito produzido especialmente para o evento, falando sobre sua carreira, e claro, comentando a obra ‘Jardin d’Hiver’ [Jardim de Inverno], que desenvolveu para o Clube do Colecionador.

“Foi um grande prazer ter sido escolhido - junto com outros artistas - para participar dessa primeira edição do Clube do Colecionador. Considero essa iniciativa da Matias Brotas Arte Contemporânea muito importante para o circuito de arte do Espírito Santo e um incentivo forte para o desenvolvimento do colecionismo de arte. Ao complementar essa atividade com encontros e palestras sobre os artistas e suas obras, a galeria adiciona responsabilidade e cumpre um papel de difusão do conhecimento, que valoriza em muito a iniciativa”, complementa Nenna.

Artistas do clube

Renan Cepeda é a grande promessa da fotografia brasileira. Com vários prêmios na bagagem, Cepeda surpreende a todos com sua técnica inovadora do light painting, a pintura com luz. O artista recebeu o prêmio Sony World Photography Award em 2012 com a série Knight Paintings onde “pinta” com luz os castelos medievais na Espanha. Renan é representado por várias galerias no Brasil e exterior tais como De Buck Gallery, em Nova York, e WM Gallery, em Amsterdam.

Outra obra que compõe a primeira edição do clube é a escultura “Jardin D’Hiver” do capixaba Nenna. Desde os anos 60, ele explora as múltiplas linguagens da arte contemporânea, considerado o precursor dessas práticas na arte produzida no Estado. Sua produção transita com desenvoltura através de diversos procedimentos como o desenho, a pintura, a música, o vídeo, performances e instalações. Atualmente Nenna reside em Paris e foi selecionado para expor registros da obra “Precipice” na Saatchi Gallery de Londres, a maior das galerias do colecionador Charles Saatchi.

Com uma aquarela fluida, mas intensa nas expressões, as obras do artista Fernando Augusto fazem parte da série “História da literatura ocidental” iniciada em 2012. Composta por uma série de trinta retratos de renomados escritores da literatura mundial, cada associado teve a oportunidade de escolher seu autor predileto. Fernando Augusto faz parte da escola mineira de arte e no momento está radicado em Vitória.

E para completar o time das obras, Manfredo de Souzanetto criou uma serigrafia inédita. Pintor, desenhista, escultor, a trajetória de Manfredo de Souzanetto se desenvolve em direção ao objeto tridimensional. Sua produção da década de 1980 situa-se entre a pintura e a escultura, mas a partir dessa época, também emerge em sua obra uma dimensão orgânica, que passa a ocupar um lugar cada vez mais determinante. Produz objetos de materiais diversos, pinturas-relevo e formas angulosas, de grande sensualidade, que remetem a arabescos, elementos vegetais ou formas do corpo humano. Em algumas obras utiliza a cerâmica, que permite associações entre o liso e o poroso, a densidade e a leveza.

Sobre o Clube

Em cada edição, a Curadoria do clube fará a seleção de novos artistas, bem como dos suportes que serão trabalhados. O clube é aberto e sem restrição de acesso. Cada uma das edições tem um número limitado de participantes, de forma a viabilizar financeiramente a adesão, bem como agregar valor à obra adquirida de forma exclusiva pelo colecionador.

A adesão ao clube confere aos associados, além da oportunidade de adquirir obras por valores e condições atrativos, um rol de benefícios através do cartão fidelidade: além das palestras com curadores e artistas, descontos nas próximas edições e de convites para vernissages e exposições, a segunda edição já conta com novas parcerias e promete incrementar os benefícios do cartão. Surpresa para o lançamento em outubro.

SERVIÇO

Encerramento 1ª edição do Clube do Colecionador de Arte do Espírito Santo
Dia 24 de julho – quinta-feira
Local: Galeria Matias Brotas - Avenida Carlos Gomes de Sá, 130, Vitória. (subida da Maternidade Santa Úrsula. Tel: (27) 3327-6966.
Horário: a partir das 19h 

Pontos moeda