Entretenimento e Cultura

Missa Sertaneja é uma das atrações do Festival de Inverno da Sanfona e Viola em Mimoso do Sul

Os músicos levam os instrumentos para serem abençoados pelo padre, que celebra a missa com trajes sertanejos e chapéu. O repertório da celebração é embalado pela música caipira

A Missa Sertaneja, que faz parte da programação do festival, acontece na Igreja de São Pedro Alcântara Foto: ​Divulgação/Paulo José

Na próxima quinta-feira (28), será realizada a tradicional Missa Sertaneja, que faz parte da programação do 19ª edição do Festival de Inverno da Sanfona e Viola de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul. A celebração tem o objetivo de abençoar os instrumentos dos músicos que participam da festa.

A missa será às 19h, na Igreja de São Pedro Alcântara, localizada na parte alta do sítio histórico. “Todas as intenções da missa são voltadas para o sucesso do festival. Nossa comunidade se envolve inteira com a festividade, então este é o momento de agradecermos a Deus por mais uma edição e pedirmos proteção para nossos trabalhos, seja na música, como nas pousadas ou restaurantes”, conta a violeira Vanessa Ambrósio.

O repertório inclui canções religiosas, mas em ritmo sertanejo, além do uso de trajes típicos. “É uma tradição usar trajes sertanejos e chapéus nessa missa, inclusive o padre e os coroinhas usam”, ressalta Claudio Sá Costa, morador de São Pedro do Itabapoana.

A igreja será decorada com objetos comuns na vida de cavaleiros, músicos sertanejos e também flores típicas da região. Após a missa, os violeiros e sanfoneiros se apresentam no tablado principal do festival, em frente à igreja.

Pontos moeda