VITRINE LITERÁRIA

Entretenimento e Cultura

Os sons da memória: uma leitura crítica de 40 discos que marcaram época na música do ES, de José Roberto Santos Neves

A obra é resultado de uma extensa pesquisa desenvolvida pelo autor sobre a MPB produzida no Estado

Foto: Divulgação

Contar a trajetória da música popular no Espírito Santo por meio de sua produção fonográfica: este é o tema do novo livro do jornalista e escritor José Roberto Santos Neves, “Os sons da memória: uma leitura crítica de 40 discos que marcaram época na música do Espírito Santo”.

A obra é resultado de uma extensa pesquisa desenvolvida pelo autor sobre a MPB produzida no Estado, com foco em seus principais personagens: cantores, compositores, regentes, instrumentistas, arranjadores, letristas, bandas, orquestras e todos aqueles que contribuíram para a construção da historiografia musical.

Para produzir “Os sons da memória”, José Roberto Santos Neves mergulhou no arquivo fonográfico e em livros seminais sobre a música do Estado, também entrevistou músicos e visitou o Arquivo Público do Espírito Santo, centros de documentação de veículos de comunicação e diversos sebos em busca de raridades.

Saiba como comprar

Instagram: @joserobertosantosneves
Facebook: joseroberto.santosneves
Site: www.jrsantosneves.com.br
E-mail: [email protected]/[email protected]
Telefone: (27) 99972-8028

Sobre o autor

Foto: Daniella Spadeto

Natural de Vitória, o jornalista, escritor, pesquisador de MPB e gestor cultural José Roberto Santos Neves atuou durante 20 anos na cobertura musical. 

Ele tem dois CDs gravados e cinco livros publicados na área da música: “Maysa” (2005), a primeira biografia da cantora Maysa; “A MPB de Conversa em Conversa - 40 Entrevistas com Grandes Nomes da Música Popular Brasileira” (2007); “Rockrise - A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo” (2012); “Crônicas Musicais e Recortes de Jornal” (2015); e “O Pop que fez História por essas Bandas – Arranjos para Orquestra de Violões” (textos e pesquisa - FAMES, 2020); além de diversas participações em antologias e coletâneas.

VEJA TAMBÉM: VITRINE LITERÁRIA | Conheça outras obras de escritores do ES

O autor é membro da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Em função de sua contribuição para a historiografia da música popular brasileira, desde 2017 foi incluído como verbete no Dicionário Cravo Albin da MPB.

Pontos moeda