Entretenimento e Cultura

Morre o maestro inglês Frank Shipway

Redação Folha Vitória

São Paulo - Um dos principais regentes convidados da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, morreu nesta quarta-feira, 6, na Inglaterra o maestro Frank Shipway. Ele sofreu um acidente de carro na tarde de terça, próximo a sua cidade natal em Wiltshire, foi levado a um hospital de Southampton, mas não resistiu aos ferimentos. Um dos principais regentes convidados da Osesp, ele voltaria a São Paulo em setembro para concertos nos quais interpretaria peças de Beethoven e Richard Wagner.

Ao longo da carreira, Shipway, que estava com 79 anos, atuou principalmente como convidado à frente de orquestras importantes, como a de Cleveland, ou a Royal Philarmonic Orchestra.

Desenvolveu relação profissional também com as companhias da Deutsche Oper de Berlim e da English National Opera. Querido pelos músicos da Osesp, foi cotado para assumir o posto de diretor artístico na época da demissão do maestro John Neschling. Ficou como convidado e a gravação que fez com o grupo da Sinfonia Alpina de Richard Strauss recebeu elogios da crítica internacional. Em suas passagens pelo país, regeu também a Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

Pontos moeda