Entretenimento e Cultura

No Dia da Cerveja, aprenda a fazer harmonização da bebida com sobremesas

É possível unir cervejas com os docinhos em uma combinação única e perfeita

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels
Um sobremesa com chocolate é uma das opções que super combinam

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto, e convenhamos que o dia não tinha como ser mais propício, não é mesmo? 

Uma sexta, fim de semana chegando, cervejinha gelada, aquele papo com os amigos... E quando imaginamos tudo isso, já é gatilho para bons pensamentos, risadas e descanso. Agora imagine juntar tudo com algo que a maioria ama: sobremesa! 

Isso mesmo. É possível unir cervejas com os docinhos que tanto amamos em uma combinação única e perfeita. 

Confira agora algumas dicas para harmonizar: 

>> Sobremesas com chocolate

As cervejas do estilo Stout, geralmente escuras têm um sabor bem característico que lembra o café, caramelo ou até mesmo chocolate meio amargo, como é o caso da Madalena Stout. A harmonização desse tipo de cerveja é feita com sobremesas feitas de chocolate, como por exemplo, um petit gâteau ou uma torta mousse. A combinação se dá porque os sabores são equivalentes, provocando uma ótima sensação no paladar. Não deixe de experimentar.

>> Harmonização de cerveja com doces à base de banana

A combinação de sobremesas à base de banana, torta de banana, cuca e banana flambada dá supercerto com cervejas do estilo Weizen (ou Weissbier). Essa cerveja é bem refrescante, tem alta fermentação, com um leve sabor de trigo e aromas de banana e canela. 

>> Cheesecake

Dessa vez, a cerveja escolhida é um chope de alto teor alcoólico. As cervejas que apresentam uma graduação alcoólica maior em gera vão superbem com pratos mais cremosos. Essa combinação acontece porque a bebida limpa a gordura deixada pelo creme no céu da boca. Outras cervejas do estilo Strong Ale também podem ser experimentadas.

>> Tortas cítricas

A combinação de tortas de limão, de tangerina e de laranja pode ser feita com as cervejas do estilo Witbier. Em geral, são cervejas bem refrescantes, aromatizadas, com sementes de coentro ou raspas de laranja. O aroma da cerveja é complementado com os sabores das sobremesas cítricas, provocando uma experiência maravilhosa ao paladar!

>> Bolos

Os tradicionais bolos de baunilha, laranja, cenoura etc., com recheios simples, combinam superbem com as cervejas do estilo Pale Ale. Essas cervejas possuem um sabor floral, frutado e cítrico, e é exatamente isso que faz a combinação acontecer. 

Com informações do blog Found It

Pontos moeda