PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Até coreógrafo da Europa! ES terá festival internacional de dança

Evento acontece no Palácio da Cultura Sônia Cabral no fim deste mês e contará com apresentação de 350 profissionais de todo o Estado

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay
(Foto ilustrativa)

O Espírito Santo receberá, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, o Festival Internacional de Dança, que acontecerá no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. 

O evento terá a participação de nomes que são destaque no mundo todo, inclusive coreógrafos famosos que já receberam prêmio até na Alemanha. A coordenação é da capixaba Liviane Pimenta, mesma que trará ao Estado o Quebra Nozes com Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, como a Coluna Pedro Permuy já adiantou

LEIA TAMBÉM: Espetáculo de Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo no ES será de graça 

Nomes como Maria Vakhrushva, da Rússia; Gisela Vaz, que é formada em Nova York, nos Estados Unidos; Marco Sanches, que já teve coreografias premiadas na Alemanha; Rafa Gomes, artista educador convidado na Operah de Goteborg na Suécia e Cia As Palavras em Bruxelas; além do coreógrafo Caio Nunes, responsável pela criação da coreografia da abertura do Fantástico e que também assina as coreografias infantis e adultas de abertura do festival.

O Festival Internacional de Dança do ES (Fides), com a chancela do Conselho Brasileiro da Dança, acontece em vários estados com o objetivo de incentivar a educação, a cultura, a saúde, fomentar emprego e renda no setor criativo, o comércio e o turismo em todos os seus âmbitos. 

Ainda assim, o evento deste ano promete ter a participação de 350 profissionais de quase todas as cidades capixabas, como Liviane confidencia ao Folha Vitória. Grupos do Paraná, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará também participarão. 

Os grupos com trabalhos destaques poderão ser gratificados com bolsas para os festivais do Conselho Brasileiro de Dança, cursos pelo Brasil e exterior, além de recomendação para dançar na Disney em janeiro de 2022.

Em 2018, o evento contou com Ana Botafogo, que palestrou sobre sua trajetória, e nesta segunda edição, deste ano, terá workshops, cursos e palestras que começam no dia 29 com a diretora, Liviane, e jurados do evento. 

Para a diretora do festival, Liviane Pimenta, que é também delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Estado, o evento terá destaque nacional. 




Pontos moeda