Entretenimento e Cultura

ArteSanto: Feira de artesanato com produtos a partir de R$ 5 em Vitória

Feira será realizada entre os dias 25 e 30 de novembro, na Praça do Papa. A entrada é gratuita

Produtos de artesãos estarão expostos na Feira Arte Santo Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Artesãos capixabas e de mais nove estados do país estarão reunidos na ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, de 25 a 30 de novembro, na Praça do Papa. O evento está na segunda edição e reunirá cerca de mil artesãos, que juntos irão expor mais de 100 mil peças. A feira também contará com oficinas e apresentações culturais. 

Quem passar pela ArteSanto poderá ver e adquirir peças de decoração, presentes, acessórios de diversas tipologias como vidros, metais, papéis reciclados, osso, fibras naturais e produtos do mar de qualidade distribuídos nos mais de 5.500m² de área coberta e climatizada. Além dos artesãos capixabas, o evento recebe artesãos de Alagoas, Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Roraima, Paraná, Distrito Federal e Pernambuco. 

A feira é uma realização do Convention & Visitors Bureau em parceria com o Governo do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Secretaria de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult). O evento também conta com o apoio da Prefeitura de Vitória, Sebrae e Federação dos Artesãos do ES (Feartes).

“O Governo do Espírito Santo acredita na importância do artesanato capixaba e trabalha para fortalecer, difundir e promover o segmento. Assim, valorizamos ainda mais a nossa cultura, além de estimularmos o aumento da renda dos artesãos”, destaca Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes.
Integrantes de cerca de 25 grupos da Economia Solidária do Espírito Santo também terão um espaço para expor suas artes manuais como bijuterias, objetos de decoração e trabalhos em material reciclado e lembranças, além de produtos da agroindústria familiar. 

Cerca de 15 agroindústrias familiares que participam do projeto Agrolegal vão comercializar seus produtos no espaço. Compotas, geleias, pães, bolos, comidas típicas e doces de vários municípios capixabas são algumas das delícias que estarão presentes na ArteSanto. 

A abertura oficial do evento será às 19 horas da próxima terça-feira (25). De terça a sexta-feira (25 a 28 de novembro) a feira estará aberta ao público das 16 às 22 horas. No sábado (29) das 10 às 22 horas e no domingo (30), das 10 às 21 horas. 

Mestres artesãos

Com o objetivo de valorizar o artesanato capixaba, cinco artesãos serão homenageados durante a feira no espaço “Galeria dos Mestres”. Entre os homenageados estão Maria Helena Costa Perini, Neusso Ribeiro Farias, Mestre Alexandre Barcelos, Sueli Venâncio e a Família Paixão. Eles foram escolhidos por serem referência em suas tipologias e por divulgarem o artesanato capixaba nacional e internacionalmente por meio de seus trabalhos. 

Oficinas

Além de conhecer as peças dos artesãos capixabas, quem passar pela ArteSanto também poderá aprender algumas técnicas nas oficinas que serão ministradas ao longo do evento. Guirlanda de flores e de natal, anjo, flores de escama de peixe e bonecas são alguns dos temas das oficinas. Cada turma tem 20 vagas e as inscrições serão feitas no local do evento. 

Abaixo a programação das oficinas:

26/11 - 17 às 18 horas - Guirlanda de flores (tecido)
26/11 - 19 às 20 horas - Anjo (fibra natural)
27/11 - 17 às 18 horas - Flores (escama de peixe)
27/11 - 19 às 20 horas - Anjo (fibra natural)
28/11 - 17 às 18 horas - Guirlanda (tecido)
28/11 - 19 às 20 horas - Guirlanda (fibra natural)
29/11 - 17 às 18 horas - Boneca (tecido)
29/11 - 18 às 19 horas - Anjo (cabaça)
30/11 - 16 às 17 horas - Boneca (fibra natural) 

Apresentações culturais

Não vai faltar agitação e boa música na ArteSanto. No dia 25, a partir das 18h, o som é por conta do Instituto Preservart. Na quarta, dia 26, às 19h, Di Morais. A banda Cr3sh se apresenta no dia 27, às 19h e na sexta-feira (28), a partir das 19h, é a vez da banda Kalifa. No sábado, às 18h, é a apresentação do músico Handrey Mazzini e para fechar no domingo (30), shows de Afroguitar, às 16h e de Fabio Calazans, às 18h. 

Serviço
ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo

Data: 25 a 30 de novembro

Horário: Terça a sexta-feira – 16 às 22 horas             

Sábado – 10 às 22 horas

Domingo – 10 às 21 horas

Local: Praça do Papa

Entrada gratuita.

Pontos moeda