Entretenimento e Cultura

Final de semana de música Instrumental pela Rota Imperial do Espírito Santo

Apresentações do 1º Rota Instrumental acontecem nos município de Domingos Martins e Viana

Em Viana, a apresentação acontece na igreja de Araçatiba | Foto: Divulgação/Caju

No próximo fim de semana, nos dias 2 e 3 de dezembro, acontecem os concertos musicais do 1º Festival Rota Instrumental, projeto que visa unir música e patrimônio nas cidades por onde passa a Rota Imperial do Espírito Santo, que em 2016 completou 200 anos de história. Serão dois dias de programação gratuita para o público em locais históricos, nos municípios de Domingos Martins e Viana.

O espetáculo de música instrumental começa no sábado (02), às 22h, na Praça Dr. Arthur Gehardt, em Domingos Martins, ao lado da Igreja Luterana, construída no período imperial e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. No local, acontece a programação do Brilho de Natal. O concerto será com o Orizzonti Sexteto, grupo de Jazz contemporâneo, formado pelos músicos, Cristiano Costa (clarinete), Daniel Freire (sax barítono), Renato Rocha (bateria), Bruno Santos (trompete), Wanderson Lopez (guitarra de oito cordas, arranjos e composições) e o convidado italiano Massimo ValentinI (saxofone). O grupo se apresenta com repertório autoral, além de composições de Milton Nascimento.

No domingo (03), a apresentação acontece dentro da Igreja de Araçatiba, em Viana, construída pelos Jesuítas e tombada desde 1950 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Após a missa das 19h, a igreja recebe uma apresentação da Camerata Vale Música, com repertório que inclui músicas populares e eruditas. Serão executadas as canções temas Over the Rainbow, Como é Grande o Meu Amor por você, Yesterday, dentre outras. A Camerata Vale Música, fundada há mais de 10 anos, é formada por jovens músicos e já realizou duas importantes turnês nacionais e uma turnê pelo Japão.

"Queremos propor uma experiência musical diferente que exalte todos os sentidos, principalmente os ouvidos e a visão. Sentir a música em locais com excelente tratamento acústico e com uma arquitetura tão peculiar é ressignificar nosso patrimônio e nossa relação com a música instrumental", comenta Matheus Moretti, realizador do Festival. Com as duas apresentações, o Rota Instrumental pretende inaugurar um cenário mais aquecido para a música instrumental produzida no Espírito Santo e atrair o olhar dos capixabas para suas memórias, histórias e riquezas culturais.

O evento é uma realização de Matheus Moretti em parceria com a Caju Produções e conta com apoio da prefeitura de Viana e Domingos Martins. O projeto é uma iniciativa apoiada pela Secult (ES) através do Edital Setorial de Música do Governo do Estado do Espírito Santo.

O Festival

O objetivo do Festival de Música Instrumental da Rota Imperial é fomentar a economia das diversas cadeias produtivas das regiões abrangidas pela Rota Imperial, por meio do turismo, da música e do patrimônio cultural. O projeto prevê atividades de formação, como as oficinas de luthieria que aconteceram nas cidades de Viana e Domingos Martins durante o mês de Novembro, e também concertos musicais dentro ou próximos a patrimônios históricos.

Pontos moeda