Entretenimento e Cultura

Criador das boybands Polegar e Dominó, Gugu se inspirou no sucesso do Menudo

O apresentador também investia em projetos no mundo da música, trabalho pouco conhecido pelo público

Foto: Divulgação

Conhecido por sua história de sucesso no universo da televisão e entretenimento, Gugu também era um profissional respeitado em suas atuações nos bastidores da fama. O apresentador se destacou no ramo do empresariamento artístico e criou duas das mais relevantes boybands da história brasileira: Dominó e Polegar.

Inspirado pelo sucesso estrondoso do grupo formado por porto riquenhos, os Menudos, onde grandes nomes da música como Robi Rosa e Ricky Martin foram revelados, Gugu investiu na ideia e participou de todo o processo para selecionar os integrantes dos projetos nas variadas fases que eles tiveram.

A primeira parte do projeto aconteceu em 1984, quando ele começou a formação do Dominó. Nos testes, os candidatos tinham que atender as seguintes exigências: saber cantar e dançar, já que coreografia era um dos fatores do êxito das boybands. Por fim, os escolhidos foram Affonso Nigro, Nill, Marcos Quintela e Marcelo.

No mesmo ano, o grupo lançou o um compacto CBS com duas versões cover: Ela Não Gosta de Mim (Standing in the Twilight, de Maywood) e Companheiro (Camarero, de Enrique del Pozo), que foi a primeira música deles a estourar nas rádios. Em 1985, o grupo lançou o primeiro álbum em português e, logo em seguida, pensando em disputador com o Menudo, gravou outro disco em espanhol, tendo êxito em ambos. 

Em pouco tempo, o Dominó já realizava shows lotados em diversas partes da Americana Latina. A banda ficou por alguns anos como destaque da música no Brasil e nos países vizinhos, mas em 1989, o grupo começou a cair. Em 2003, Gugu cedeu os direitos para outro empresário. 

Novas apostas

Notando o encolhimento do sucesso do grupo, Gugu passou a investir em outro projeto de boy band: Polegar. Formando em 1989, o grupo seguia um ritmo diferente do antecessor e tocavam instrumentos em vez de dançar. 

Polegar começou a ocupar o espaço que Dominó estava perdendo no mercado da música.Gugu selecionou Alan Frank, Alex Gill, Ricardo Costa, Rafael Ilha e Marcelo Souza para formação do quinteto. O primeiro single 'Dá Pra Mim', conquistou os primeiros discos de ouro e platina, com mais de quinhentas mil cópias vendidas.

O grupo seguiu fazendo sucesso pelo Brasil. Em três álbuns gravados, o Polegar conquistou a marca de mais de um milhão de cópias vendidas. No ano de 1994, após a saída de integrantes, o quarteto com sua primeira formação se desfez e o grupo acabou encerrando as atividades em 1997.

Aproveitando a onda de revival de grupos antigos, em 2003, o Polegar anunciou uma segunda reunião do grupo para um DVD comemorativo, que acabou não acontecendo por falta de interesse do mercado o do público. 

Pontos moeda