Entretenimento e Cultura

Juliana Paes se afastará de projetos em 2020: 'cheguei a perder o apetite, com tanta angústia'

Juliana é mãe de dois meninos, Antônio, de seis anos de idade, e Pedro, de oito anos

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

A carreira de Juliana Paz ficará marcada pela personagem Maria da Paz, isso é fato! Protagonista de A Dona do Pedaço, que está em sua última semana de exibição, a atriz emocionou com a história da confeiteira que, por vezes, foi passada para trás, mas que no fim deu a volta por cima. Em entrevista à colunista Patricia Kogut, Juliana abriu o jogo sobre sua vivência durante as gravações da trama:

- Está difícil circular, andar nas ruas. A todo lugar que vou as pessoas querem comentar alguma coisa, pedem bolo... Com essa história, eu me sinto homenageando todas as mães que, por uma razão ou outra, sofrem por um filho. Só quem é mãe sabe de verdade a dor de não ter as expectativas realizadas, de não ter reciprocidade... E é grande também a mensagem da Maria da Paz sobre perdão. Eu mesma não sei se tenho esse coração tão puro. Mas é o modo Maria da Paz de ser. Viver uma personagem que deixa essa marca da bondade é importante. E acho incrível o sucesso que ela faz com as crianças. Elas identificam essa pureza do coração.

Maria da Paz impressionou os telespectadores ao longo da novela pela atuação e imersão no papel. Agora, no fim da novela, ficou claro que a protagonista terá uma nova chance de ser mãe, visto que está grávida de Amadeu, interpretado por Marcos Palmeira na trama, após tantos impasses com Josiane, vivida por Agatha Moreira. Questionada sobre se a personagem irá enxergar a bebê que está por vir de outra forma, Juliana afirmou:

- No fundo, Maria sabe que não errou na criação de Josiane. Ela sabe que fez tudo o que pôde. Ela vai criar essa menina com o mesmo amor e com a mesma dedicação. Talvez seja uma nova chance de ser amada, de receber o amor que não veio da Jô.

Juliana é mãe de dois meninos, Antônio, de seis anos de idade, e Pedro, de oito anos. Os pequenos são frutos de seu casamento com Eduardo Baptista e a atriz revelou que a última vez que chorou na vida real foi com os filhos.

- Semana passada, eu cheguei em casa, deitei com as crianças e ficamos conversando sobre escola. Depois, perguntei para o Antônio: Quem você acha a menina mais linda, muito bonita?. E ele falou: Depois de você?. Aquilo me matou porque esse carinho vem apesar de eu estar tão ausente, sabe? Só consigo estar com eles quando já estão deitados, não fazemos mais dever de casa juntos. E mesmo assim eles têm uma palavra tão carinhosa. Confesso que tive que sair e chorar no cantinho.

Questionada se pensa em aumentar a família, ela declarou:

- De vez em quando bate uma vontade insana de ter mais um. Ser mãe é meu melhor personagem na vida. Mas não estou pensando em engravidar. Se me entregarem uma menininha, vai ser mais fácil. Meu marido, quando me ouve dizer que quero, olha com aquela cara feia de: Pelo amor de Deus, não quero mais acordar de madrugada, brincou.

Ao contrário das crianças, o marido acabou se adaptando aos horários e recebe Juliana de madrugada. Segundo ela, esse é o momento que os dois têm para aproveitar juntos.

- Nosso tempinho é, no máximo, quando eu chego à noite, para vermos uma televisão juntos, comentar uma coisa ou outra... Entre as gravações, eu me pego assim: Caramba, eu tinha que ter conversado isso com o Dudu. Aí faço listas do que preciso falar pessoalmente com ele, explica, brincando logo em seguida que os momentos íntimos entre os dois também acontecem durante a madrugada.

- Ah! Para isso a gente sempre acha um tempinho. Nem que seja na madruga!

Por ser a protagonista, a atriz participou de quase todos os núcleos da novela das nove e revelou que a carga horária acabou impactando em sua vida pessoal.

- A personagem mexeu muito comigo. Cheguei a perder o apetite mesmo, com tanta angústia. E eu não sou de misturar as questões com as personagens, mas fiquei muito tempo imersa. Nesse período, eu me alimentei mal. Depois da cena, as meninas vinham dizendo: Ju, está na hora de você comer. Mas eu tinha acabado de gravar algo tão pesado. Aí eu não comia. Chegando em casa, fazia um lanche com pouca coisa, e aí já estava na hora de dormir. Foi uma novela que me tirou um pouco o apetite, apesar dos bolos.

Com o fim de A Dona do Pedaço, Juliana declarou que irá se afastar da televisão em 2020 para poder descansar.

- Estou me dando a chance de dizer não pela primeira vez para todos os projetos. Quero me reciclar, assistir aos colegas no teatro, ver filmes, ler livros que estão empilhados... Isso é alimento para o ator. E eu preciso disso agora. Não diria que é um ano sabático porque tenho outros projetos na publicidade, mas é um ano com o pé no freio, com certeza. Será dedicado a mim, à Juliana, finalizou.

Pontos moeda