Entretenimento e Cultura

Artistas condenam cena polêmica do filme 'Último Tango em Paris'

Redação Folha Vitória

São Paulo - Desde o último sábado, 3, uma discussão antiga em Hollywood ganhou novo fôlego quando a revista americana "Elle" recuperou um vídeo do diretor italiano Bernardo Bertolucci em que ele admite que a atriz Maria Schneider, então com 19 anos, não sabia de todos os detalhes sobre a famosa cena de "O Último Tango em Paris", de 1972.

Bertolucci admitiu que o impacto da cena deve-se ao fato de Maria haver sido pega de surpresa. O diretor falou que Marlon Brando e ele tiveram a ideia na manhã em que a cena foi filmada.

Imaginaram que o personagem de Brando usaria a manteiga como lubrificante anal, mas mantiveram o segredo entre eles, contando com a reação "espontânea" da atriz. Bertolucci conta que se sentiu muito mal por não haver instruído Maria, mas reconhece que, para o filme, foi melhor.

Por conta da repercussão, o diretor italiano soltou um comunicado nesta segunda-feira, 5, explicando que a atriz Maria Schneider não sabia apenas da parte da manteiga. "Há alguns anos, alguém me perguntou detalhes sobre a famosa cena da manteiga. Eu disse que decidi, junto com Marlon Brando, não informar Maria de que usaríamos a manteiga. Queríamos sua reação espontânea àquele uso impróprio. O equívoco nasce aí. Muita gente pensa que Maria não tinha sido informada sobre a violência contra ela. Falso! Maria sabia de tudo porque tinha lido o roteiro, onde estava tudo escrito", afirmou Bertolucci.

Além disso, ele salientou que é "ingênuo" acreditar que o que se passa na tela corresponde à realidade.

Atores, atrizes e profissionais do cinema se manifestaram sobre o tema. Veja algumas das principais reações divulgadas em mídias sociais.

Jessica Chastain, atriz: "Para todas as pessoas que amam esse filme, vocês estão vendo uma mulher de 19 anos sendo estuprada por um homem de 42. O diretor planejou. Me sinto mal".

Jenna Fischer, atriz e diretora: "Todas as cópias desse filme devem ser destruídas imediatamente. Ele contém um estupro de verdade e abuso sexual".

Chris Evans, ator: "Wow. Eu nunca mais vou olhar para esse filme, Bertolucci ou Marlon Brando do mesmo jeito de novo. Isso é muito além do nojento. Sinto raiva".

Evan Rachel Wood, atriz: "Isso é de partir o coração e revoltante. Os dois são indivíduos muito doentes de pensar que isso era ok".

Pontos moeda