Entretenimento e Cultura

Convento da Penha promove evento de Natal com dois dias de festa. Confira a programação!

Inauguração de presépio em tamanho real, apresentação de coral, orquestras e projeção mapeada no santuário fazem parte da programação

Foto: THAMIRIS GUIDONI

O Convento da Penha preparou uma programação especial de Natal. Com música, luzes e imagens, a festa acontecerá no Campinho, em Vila Velha, entre os dias 20 e 21 de dezembro, às 20h30. A expectativa é de que o evento reúna 1 mil pessoas por dia. 

O objetivo da festa é resgatar a espiritualidade franciscana em relação à tradição da presença do presépio no Natal da cristandade, uma ideia originária de São Francisco de Assis.

A programação será marcada pela inauguração do presépio em tamanho real criado pelo artista plástico e escultor capixaba Hippólito Alves. Inspirado pela paisagem natural e arquitetônica do Convento, Alves elaborou um conjunto de esculturas sacras para retratar uma das mais importantes cenas da história do cristianismo, o nascimento de Jesus Cristo.

As esculturas com as figuras tradicionais da natividade serão instaladas no alto da Penha, provocando um novo impacto visual em quem chegar ao santuário administrado por franciscanos da Província da Imaculada Conceição. O gesto de representar a cena em forma de presépio nasceu de uma inspiração de São Francisco de Assis.

Quem estiver no evento vai assistir a um concerto diferente preparado para cada noite. Na quinta-feira (20), o Coro Vox Victória, sob a regência do maestro Sanny Souza, apresentará um programa diversificado com canções natalinas tradicionais e populares, composições sacras, música popular brasileira e música estrangeira.

Foto: Divulgação Convento da Penha

No primeiro dia, o espectador vai conferir também o encanto, a ousadia e versatilidade da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo. O repertório percorrerá desde os clássicos natalinos, passando por obras brasileiras, incluindo uma sequência temperada com sucessos consagrados de Roberto Carlos, até chegar ao Pop Rock Internacional. O programa trará também riffs conhecidos do rock clássico, interpretados pelo músico convidado Marcos Souza.

Na sexta-feira (21), o Coro Vox Victoria voltará a se apresentar. Desta vez, a noite brilhará com o espetáculo da Orquestra Camerata SESI. Com dez anos de atuação, a orquestra liderada pelo maestro Leonardo David tem como diferencial a inovação no formato das apresentações com fusões de gêneros musicais eruditos e populares.

Foto: Divulgação Convento da Penha

Outra atração inédita é o espetáculo de projeções artísticas de videoarte na parede externa do Convento da Penha. A projeção mapeada é uma técnica usada para lançar imagens em uma estrutura tridimensional, o que confere uma experiência mágica diferente da vivenciada em exibições convencionais de imagens.

As atrações foram organizadas para valorizar e celebrar um dos mais valiosos símbolos da história do estado do Espírito Santo, integrando valores culturais, artísticos, turísticos, ambientais, arquitetônicos e devocionais. De acordo com o guardião do Convento, Frei Paulo Pereira OFM, o projeto também é uma oportunidade de convocar o talento dos artistas e dos artesãos da terra para compor o espetáculo. “Esta é a primeira edição. Em todos os anos, nas proximidades do Natal, o evento se repetirá aqui no Campinho deste Santuário do perdão e da graça”.

Os ingressos são limitados e vendidos separados por dia de evento (com direito a van), e podem ser adquiridos na Lanchonete do Convento da Penha ou através do site www.blueticket.com.br

PROGRAMAÇÃO

>>Quinta-feira - 20 de dezembro de 2018

19h00 – Abertura do portão de acesso ao Convento da Penha

20h30 – Início do evento com Inauguração do Presépio do Campinho acompanhado pelo espetáculo de projeções artísticas de videoarte (vídeo mapping)

21h00 – Coro Vox Victoria

21h30 – Banda de Música da Polícia Militar

22h30 – Encerramento

>> Sexta-feira - 21 de dezembro de 2018

19h00 – Abertura do portão de acesso ao Convento da Penha

20h30 – Início do evento com a apresentação do Presépio do Campinho acompanhado pelo espetáculo de projeções artísticas de videoarte (vídeo mapping)

21h00 – Coro Vox Victoria

21h30 – Orquestra Camerata SESI

22h30 – Encerramento.

Pontos moeda