Entretenimento e Cultura

Museu tem programação especial gratuita para comemorar aniversário de Augusto Ruschi

Com o tema “Mata Atlântica, história, ciência e arte: uma homenagem a Augusto Ruschi”, o evento terá rodas de conversa com a participação de pesquisadores e artistas

Foto: Reprodução

Para comemorar o aniversário do capixaba Augusto Ruschi, o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) preparou uma programação especial nesta quarta-feira (12), no Museu Mello Leitão, em Santa Teresa.

O cientista, advogado, professor, defensor das florestas e Patrono da Ecologia do Brasil completaria 103 anos nesta data. Conhecido, principalmente, por seus estudos sobre beija-flores e sua militância em favor da natureza, Ruschi ainda atuou como botânico e professor titular do Museu Nacional do Rio de Janeiro, no qual teve a oportunidade de aprimorar os conhecimentos sobre fauna e flora que adquirira de maneira autodidata.

Com o tema “Mata Atlântica, história, ciência e arte: uma homenagem a Augusto Ruschi”, o evento terá rodas de conversa sobre Ciência e Arte com a participação de pesquisadores e artistas. 

Museu Mello Leitão

Foto: Reprodução

Trinta e dois anos após sua morte, o legado do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, por ele fundado há quase 70 anos, continua mais vivo do que nunca na missão encampada pelo INMA, unidade de pesquisa subordinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Ao incorporar o Museu Mello Leitão, o INMA tem se dedicado à produção e difusão de pesquisas relativas à Mata Atlântica, sua biodiversidade, história e conservação, sem descuidar de atividades voltadas à educação ambiental, bem como à memória de seu Patrono, cuja data de nascimento merece ser não apenas comemorada, mas servir de ocasião para refletir sobre nossa relação com o mundo, tanto quanto de pretexto para discutirmos os próximos passos – possíveis e desejáveis – rumo a um convívio mais sustentável.

“Ruschi e o Museu são essenciais para a história da ciência: o primeiro por suas descobertas científicas sobre orquídeas, morcegos e beija-flores e ainda pela defesa do meio ambiente. O segundo por abarcar todas essas pesquisas e se tornar referência em estudo da mata atlântica nas mais variadas áreas: zoologia, botânica, história, taxidermia, educação ambiental, entre outros”, explicou o diretor do INMA, Sérgio Lucena.

Programação do evento 

14h - Boas-vindas do INMA – palavras iniciais de boas-vindas e registro de presenças

14h15 - Roda de conversa – Ciência e Arte: dos enigmas do Universo ao grafite das ruas - Ronald Cintra Shellard (diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF) e Laércio Ferracioli (diretor do Departamento de Inovação e Divulgação da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão da UFES) e com a artista plástica, autora do mural “Grafite da Ciência” do CBPF, Gabriela Lopes Tores. Moderador: Dr. Sérgio Lucena – Diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

16h15 - Pausa para o cafezinho

16h45 - Roda de conversa – Mata Atlântica: conhecendo experiências passadas, projetando futuros possíveis - Dr.  José Augusto Pádua (historiador ambiental, cientista político e professor da UFRJ) e Fabio Rubio Scarano (coordenador geral da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – BPBES e também professor da UFRJ). Moderadora: Dra. Alyne dos Santos Gonçalves – Pesquisadora/Bolsista do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).

18h45 - Apresentação do Calendário de Eventos Museu Mello Leitão: 70 anos trabalhando “ComCiência”

19h15 - Batismo do Auditório do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão

19h30 - Batalha de Rap Freestyle do Conhecimento

19h45 - Lançamento da Exposição Fotográfica Ciência em Verso, Prosa e Imagem Coordenadora: Dra. Liana Carneiro Capucho – Pesquisadora/Bolsista do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA/MCTIC)

20h - Coquetel de Encerramento

Pontos moeda