Entretenimento e Cultura

Vitrine Literária: Francisco Grijó desvenda processo de criação de "Bárbara"

Coletânea de contos escritos por Brunella Brunello traz histórias passadas num condomínio onde se mesclam dilemas existenciais, reconciliações e rupturas

Foto: Reprodução TV Vitória
Francisco Grijó recebe a escritora e jornalistas Brunella Brunello para falar do livro "Bárbara"

O 17º episódio do programa "Vitrine Literária com Francisco Grijó" já está no ar! O escritor e professor está sempre no comando das entrevistas que são publicadas toda quarta-feira. Além do vídeo, o público também pode conferir o material no Spotify da TV Vitória.

Nesta edição, a conversa foi com a jornalista e escritora Brunella Brunello. Com uma narrativa madura e por vezes poética, numa boa mistura entre prosa e poesia, ela detalha com ele o processo de criação do livro "Bárbara", publicado pela editora Cousa.

Ambientados em um condomínio de 10 andares, cujo nome jamais é revelado, os contos de “Bárbara” estão ligados por uma mesma unidade narrativa. 

Desencanto existencial, solidão, rupturas e reconciliações, maternidade, sexualidade, o peso da velhice e a morte (física e metafórica) estão entre os temas marcantes do livro. Em meio à galeria de personagens ricos e complexos, o próprio prédio, mais do que servir de ambientação, é também protagonista.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A autora nasceu em Vitória, em 1990. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e trabalha como redatora publicitária. 

QUEM É FRANCISCO GRIJÓ

Foto: Reprodução TV Vitória

Francisco Grijó é capixaba, escritor, professor de literatura brasileira, membro da Academia Espírito-Santense de Letras e pai de quatro filhas.

Grijó é autor das obras: 'Diga Adeus a Lorna Love' (contos, 1987, esgotado); 'Um Outro País para Alice' (contos, 1989, esgotado); 'Com Viviane ao Lado' (romance, 1995, esgotado); 'Licantropo' (contos, 2001); 'Histórias Curtas para Mariana M' (romance, 2009, esgotado); 'Todas Elas, Agora' (contos, 2013); 'Os Mamíferos' – crônica biográfica de uma banda insular (biografia, 2016); Fama Volat (romance, 2019) e 'Doxa' (crônicas, 2021).

LEIA TAMBÉM: Conheça outros autores do Vitrine Literária

Além disso, participou das antologias 'Traços do Ofício' – textos de Oficina Literária (contos, poemas, 1983), 'Escritos de Vitória' – Parque Moscoso (contos, 1994); 'Mulheres' – Diversa Caligrafia (contos, 1996); 'A Parte que nos Toca' – literatura brasileira feita no ES (narrativas, poemas, 2000); 'Na Livraria' (narrativas, 2015); S'em a loucura não dá – A poesia de Sérgio Sampaio em prosa' (contos, 2017), 'Por que você escreve?' (narrativas, 2018).

VITRINE LITERÁRIA NO FOLHA VITÓRIA

O 'Vitrine Literária' é um espaço aberto aos escritores capixabas que estão fora do grande circuito editorial e que querem divulgar e comercializar as suas obras.

Quem seleciona essas obras para divulgação é o curador e poeta Henrique Pariz. O escritor poderá entrar em contato pelo telefone (27) 9 8846 4289 ou pelo e-mail ([email protected]). Depois disso, Pariz fará uma avaliação da obra.

Pariz nasceu em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Agitador cultural, o poeta toca um projeto sobre literatura nacional e regional no Instagram @palavrasmargina_es, além de ser editor e cofundador da 'Moqueca Editorial.'

Ele lançou também o e-book "De$contos" (2020, Moqueca Editorial) com textos híbridos na Amazon, além do e-zine "Notas que trago nas entranhas", mais recente obra de poesias (2020, edição do autor).

Os critérios para divulgação no 'Vitrine Literária' são autores capixabas vivos e preferencialmente contemporâneos. O Vitrine procura escritores e autores independentes e que a literatura esteja sempre em movimento, para além da academia.

São aceitos todos os gêneros literários e também os não literários. Qualquer tipo de material: livro, livreto, Zine e afins. A literatura precisa ter sido produzida no Espírito Santo.

Pontos moeda