Entretenimento e Cultura

Escrava Mãe: Emoções marcam estreia da nova superprodução da Record

Novela vai ao ar às 19h30, no novo horário de novelas da Rede Record. A trama exibiu suas primeiras emoções na última terça-feira (31) e emocionou os telespectadores

Teresa (Roberta Gualda) Foto: R7

Algumas histórias são tão marcantes que atravessam gerações. É o caso de A Escrava Isaura, obra de Bernardo Guimarães. A trajetória da escrava de pele clara ganhou o mundo pelas páginas e telas, tornando-se uma das mais conhecidas tramas brasileiras. Mas toda história tem um começo. E nada disso aconteceria sem os personagens e enredos de Escrava Mãe, novela de Gustavo Reiz, livremente inspirada no clássico literário. A produção estreou na última terça-feira (31), inaugurando o novo horário de novelas da Rede Record e recheada de emoções.

A história começa em 1789, na região de Angola, principal mercado abastecedor de escravos para as plantações de cana-de-açúcar do Brasil. É de lá que são trazidos os africanos Kamau (Marcelo Batista) e Luena (Nayara Justino), a bordo de um navio negreiro.

Ao chegarem em solo brasileiro, os dois conseguem fugir e recomeçam suas vidas em liberdade, mas sempre assombrados pelo terror da escravidão. O tempo passa e Luena descobre que está grávida. Ele teme que a criança seja fruto da violência que sofreu durante a travessia do oceano. Os mesmos homens que invadiram a tribo na África, comandados pelo vilão Osório (Jayme Periard), retornam para buscar a “mercadoria” que haviam perdido e prendem Kamau. Luena dá à luz uma menina, mas se frustra ao notar a pele mais clara da filha.Ela morre após o parto, mas consegue entregar o bebê ao menino Sapião (Sidney Santiago).

O menino foge desesperadamente enquanto Kamau é aprisionado, prometendo um dia voltar para buscar aquela criança, a quem considerava sua filha;
Sapião é acolhido numa grande fazenda açucareira, a Engenho do Sol, e a menina, que ganha o nome de Juliana. A pequena passou a ser criada com Teresa (Roberta Gualda) e Maria Isabel (Thais Fersoza), filhas do coronel Custódio (Antônio Petrin) e dona Beatrice Avelar (Bete Coelho).

Se aquele momento já representava uma mudança brusca na vida de Juliana (Gabriela Moreyra), sua história contou com várias reviravoltas e emoções.
Ao completar 18 anos, Juliana conhece a verdade sobre seu passado, revelado por Tia Joaquina (Zezé Motta). Grande amiga da sinhá Teresa, de quem sempre fora mucama, Juliana fica completamente perdida ao saber que é fruto de uma violência e jura a si mesma que jamais deixaria um homem branco tocá-la.

E é num momento de desespero que ela conhece o jovem português Miguel (Pedro Carvalho), um viajante em busca de trabalho na Vila de São Salvador.
Juliana se transformou numa linda mulher, cujas perfeitas formas podem ser notadas sob os trajes parcialmente molhados enquanto se banha no rio.
É nesse momento que os olhares dela e Miguel se encontram. E eles não fazem ideia que estavam diante do grande amor de suas vidas.

Depois do encontro, Juliana não consegue dormir e sonha com o homem que a encantou. Mas acorda na hora do quase beijo. No dia seguinte, ela conhece Almeida (Fernando Pavão) e quer saber quem é ele. O comendador diz ser o futuro dono dela. Ele enfia a mão por dentro do vestido de Juliana, e ela pede para soltá-la.

Os dois se surpreendem com a chegada de Miguel, que ordena que ele solte a moça. Como essa história vai terminar?• Conheça os personagens da novela Escrava Mãe• VÍDEO: Miguel e Juliana vivem uma história de amor que será ameaçada por muita crueldade• No R7 Play, você assiste na íntegra a todos os programas da Rede Record. 

Os dois se surpreendem com a chegada de Miguel, que ordena que ele solte a moça. Como essa história vai terminar?

Assista a novela Escrava Mãe, a partir das 19h30, na tela da Record!

Assista na íntegra ao capítulo de estreia!

Com informações do Portal R7

Pontos moeda