Entretenimento e Cultura

Confira os detalhes da apuração das escolas de samba do Carnaval Capixaba

Ao todo, 27 jurados avaliaram o desempenho das agremiações. A Boa Vista desfilou em 2017 o enredo “Sob a Luz do Luar, Guiada pelas Estrelas… Boa Vista em Alma Cigana, Optcha!”

Os desfiles aconteceram no Sambão do Povo Foto: Fabio Machado

A Independente de Boa Vista é a campeã do Carnaval de Vitória 2017! Com 179,70 pontos, a escola de Cariacica venceu o quarto título de sua história (2017, 2014, 2012, 2010) em um desfile que uniu grandiosidade e luxo. A agremiação levou para o Sambão do Povo o enredo “Sob a Luz do Luar, Guiada pelas Estrelas… Boa Vista em Alma Cigana, Optcha!” e lançou o convite de uma viagem histórica e cultural sobre os povos ciganos.

Veja como foi o desfile da Boa Vista!

O apuração do Carnaval Capixaba aconteceu na tarde desta quarta-feira (22), no Ginásio do Álvares Cabral, em Vitória. Após a confirmação do título, a torcida da Boa Vista soltou o grito de campeã e cantou o samba da escola como trilha sonora da vitória.

Há dois anos sem vencer, a agremiação contagiou o público com muita alegria e abordou na avenida a alma cigana em 5 carros alegóricos, 20 alas e 1800 componentes. A escola foi a última a desfilar no sábado e fechou com chave de ouro. 

"Erramos ano passado mas aprendemos com os erros. Planejamos de forma concreta e demos esse carnaval para Cariacica. Eu até arrepio, comunidade é tudo. Sem eles não seriamos nada", afirmou o presidente da escola Emerson Xumbrega, que ressaltou a força da comunidade em detrimento da presença de celebridades. "Eu não seria louco de deixar de pagar um soldador para trazer uma celebridade", finalizou.

Veja a festa da torcida da Boa Vista:

Apuração - Grupo Especial

Apesar das previsões indicarem uma disputa acirrada entre Independente de Boa Vista e MUG pelo título do carnaval, a Unidos da Piedade surpreendeu e chegou a ficar empatada na primeira colocação com a escola de Cariacica. Mas após a leitura de oito quesitos, e faltando apenas a divulgação das notas da bateria, já era praticamente impossível tirar o título da Boa Vista. Com 179 pontos, a Mocidade Unida da Glória (MUG), ficou com a segunda colocação, seguida da Unidos da Piedade (178,70), Novo Império (175,60), Unidos de Jucutuquara (175,30) e Pega no Samba (171,10).

*Cada quesito apresenta três notas. Como o regulamento da apuração do Carnaval de Vitória exclui a menor das três pontuações em cada quesito, a pontuação final apresenta a somatória das duas maiores notas de cada quesito.

Com o resultado, a Pega no Samba, que desenvolveu o enredo "Nas Taças da História... O Pega Brinda o Néctar da Humanidade", foi rebaixada e irá desfilar pelo Grupo A em 2018. A grande campeã do Carnaval Capixaba foi conhecida após a divulgação das notas de 27 jurados, responsáveis em analisar nove quesitos: Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Fantasias, Alegorias e Adereços, Enredo, Evolução, Harmonia, Samba de Enredo e Bateria.

Apuração - Grupo A

Após uma disputa acirrada, a campeã do Grupo de Acesso do Carnaval de Vitória é a Andaraí, escola de samba conhecida como a "venenosa de Maruípe". A agremiação levou para o Sambão do Povo o enredo "Com uma paleta de cores vibrantes, Andaraí pinta seu carnaval".

Veja como foi o desfile da Andaraí!

Emocionado, o presidente Márcio Roberto declarou o orgulho de entregar um carnaval para a comunidade. "A emoção começou sábado de manhã, quando as pessoas do bairro agradeceram, disseram que a escola deu orgulho à comunidade. Eles merecem esse carnaval, merecem o título", disse.

O segundo lugar do grupo de acesso ficou com a Imperatriz do Forte, que disputou ponto a ponto com a Andaraí. Confira o resultado final: Andaraí (176,2), Imperatriz do Forte (175,8), Tradição Serrana (175,2), Chegou o que Faltava (174,00), Barreiros (173,60), Chega Mais (173,00), São Torquato (173,00) e Rosas de Ouro (141,70).

Pontos moeda