Entretenimento e Cultura

Espetáculo Ser (Tão) será apresentado no próximo domingo em Alegre

A apresentação gratuita será no parque Getúlio Vargas, ao lado da prefeitura do município. A peça, contemplada em 2015 pelo edital da Secult-ES, retrata por meio dança a história de um grupo social, migrantes nordestinos

No próximo domingo (27), o espetáculo Ser (Tão), performance do Coletivo Emaranhado, será apresentado, gratuitamente, no parque Getúlio Vargas, ao lado da prefeitura de Alegre. A peça rememora uma das várias histórias dos migrantes nordestinos que mudaram para a região Sudeste do Brasil, aqueles que largaram sua vida na região rural e foram para São Paulo em busca ascensão financeira. A apresentação será às 18h.

Elaborado pelos artistas Maicom Souza e Ricardo Reis, Ser (Tão) se descreve com uma performance de dança contemporânea e popular brasileira, composta por cinco células performática com duração total de 40 minutos. Por meio do canto, dança e teatro se estruturou um espetáculo onde são narrados os contrapontos, oposições e contradições da vida do retirante nordestino dos anos 60 que saíra do interior do nordeste para tentar uma vida de maior oportunidade em São Paulo.

Contemplado em 2015 pelo edital n° 012, Edital de Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Artes Cênicas no Estado do Espírito Santo, o espetáculo estreou em 04 cidades do Norte do Espírito Santo.

O nome da proposta surge da junção entre duas palavras: SER e TÃO. Ser enquanto sujeito, por fazer-se no tempo e espaço. Vínculo com a realidade em que o Ser está sempre sendo, a realidade sendo em suas múltiplas possibilidades. Tão como sufixo que remeta a intensidade, como aumentativo do verbo ser, representa a intensidade da vida no sertão, analogia a uma polaridade que motiva o sertanejo procurar outras formas de viver, fora do seu contexto social.

Pontos moeda