Entretenimento e Cultura

Tratando da endometriose, Fernanda Machado fala de pausa na carreira por causa da maternidade e planos de aumentar a família

Fernanda Machado está de volta ao Brasil para promover o longa-metragem A Menina Índigo, filmado quando estava grávida

Morando nos Estados Unidos e afastada da carreira de atriz desde o nascimento de Lucca, de dois anos de idade e seu primeiro filho, Fernanda Machado está de volta ao Brasil para promover o longa-metragem A Menina Índigo, filmado quando estava grávida. Apesar de estar satisfeita com a escolha de priorizar a maternidade e deixar o trabalho de lado por um tempo, a morena confessou em entrevista que sente saudades do país e origem e de atuar:

- Eu não me arrependo de nenhum dos trabalho que eu disse não. Eu estou feliz com minhas escolhas, com minha vida lá. É claro que eu tenho saudades de atuar, de trabalhar, sempre fui uma pessoa superprodutiva, eu adorava essa rotina. Eu tenho saudades de algumas coisas, mas estou superfeliz onde eu estou e aos pouquinhos, já que o Lucca está ficando maiorzinho, eu vou ficando mais aberta para voltar e aceitando propostas de trabalhos pequenos, de um ou dois meses. Hoje, eu já estou bem mais tranquila se precisar ficar alguns dias longe.

Apesar de estar nos planos continuar a carreira de atriz em passos mais lentos, Fernanda diz que a maternidade a fez repensar os personagens que gostaria de fazer:

- Precisa ser personagens que vão mudar a vida de alguém, algo mais significante. Não é só o dinheiro, é a carreira que me move. Eu tenho uma agente em Los Angeles, e ela super me entendeu no momento mãe. Ela me manda umas audições para fazer, mas eu peço para não mandar mais as sexy girls de 25 anos. Hoje, eu estou bem mais seletiva.

A mudança repentina para o exterior, por causa do convite de trabalho que o marido e empresário Robert Riskin recebeu e a gravidez logo após uma cirurgia para tratar uma endometriose, fez com que Fernanda tivesse que escolher entre a maternidade e o trabalho. A preferência por estar integralmente com o filho a distanciou não só do trabalho, mas fez com que ela não reconhecesse mais a vida que tinha no Rio de Janeiro há dois anos:

- A gente estava entrando na garagem do prédio do Rio e meu marido falou: Nossa que estranho! E eu pensei: Cara, parece uma outra vida. Parece que eu vivi duas vidas completamente diferentes. Que era minha vida passada. Você não se lembra mais de você mesma e no apartamento do Rio, eu vejo as coisas e acho estranho. Foi uma mudança totalmente radical, não planejei.

Fernanda também se redescobriu nas redes sociais, onde troca experiências da maternidade com as seguidoras e mantém um canal de vídeos em que compartilha desde assuntos como a endometriose até os desafios que tem enfrentado como mãe de primeira viagem. A atriz conta que já pensou em desistir por causa da grande exposição, mas o fato de ajudar centenas de mães na mesma situação faz com que ela se mantenha engajada no novo tipo de trabalho que surgiu:

- Toda vez que penso: Meu Deus, onde fui me enfiar? A maternidade é uma das coisas mais difíceis de uma mulher e expor isso não é fácil. Tudo começou com a endometriose, nunca dividi minha vida pessoal por achar que já tinha muita exposição e meu caso se tornou público meio sem querer. Mas eu comecei a ver que estava ajudando as pessoas, tinha muita gente me escrevendo e depois que eu engravidei, todo mundo ficou surpreso que eu consegui e começou uma troca muita bonita com outras mulheres na mesma situação. Com a maternidade foi a mesma coisa. Eu comecei a ver o quão difícil era a amamentação, o parto..e eu comecei a dividir e virou um ciclo.Mas, é difícil expor, porque eu to expondo algo em que todo mundo é criticado e sendo uma pessoa conhecida isso se torna algo enorme. Aí alguém vem e fala algo sem fundamento para aparecer.

Polêmica

A atriz ainda citou o caso polêmico em que foi acusada de torturar o filho após publicar um vídeo dele dormindo em pé no berço:

- É claro que me chateia como mãe (as críticas). Ninguém gosta de ouvir que está torturando seu filho, que está fazendo mal. Isso é muito grave, isso deixa qualquer um mal. Sou super a favor de dizerem a minha escolha é diferente da sua, toda mãe tem sua escolha por um motivo, a gente da o que a gente pode, mas dizer que não ama teu filho, que ta fazendo mal, aí é triste isso isso dói . Não vou dizer que não dói, claro que sim, mas eu seria a última a fazer algo de mal para o meu filho. Mas, por outro lado eu recebo mensagens de pessoas dizendo que eu mudei a vida delas aí isso me move! Ver que eu fiz a diferença na vida de alguém.

Ao contrário de algumas mães famosas que preferem não exibir o rosto de seus filhos nas redes sociais, Fernanda acredita que expor o filho morando nos Estados Unidos é muito mais tranquilo do que se estivesse no Brasil:

- Em vários momentos pensei que não era legal, mas eu construí um caminho tão legal com outras mãe, que vi que não ia ter como esconder. É um preço que eu ia pagar. Mas, eu me sinto muito mais tranquila por estar longe e não estar em evidência. Isso me deixa mais em paz. Se eu tivesse fazendo uma novela das nove eu não estaria fazendo canal e colocando o Lucca em lugar nenhum. Longe dos holofotes, me protege, porque eu to falando e expondo da maneira que eu quero. Eu comecei a sentir que o melhor caminho era eu expor da maneira, do tamanho e do motivo que eu quero.-

Ainda em tratamento contra a endometriose, a atriz diz que planeja engravidar novamente:

- Ainda não sabemos quando, mas tenho muita vontade que o Lucca tenha um irmão ou irmã. Eu continuo tratando da endometriose e pensando na possibilidade de ter outro neném. Mas a gente nunca sabe né? Já estou com mais de 36 anos e as chances diminuem, mas eu estou tranquila, porque se tiver que acontecer, vai acontecer.

Pontos moeda