Entretenimento e Cultura

Adaptação capixaba de sucesso da Broadway estreia com ingressos esgotados e temática atual

Próxima apresentação da superprodução capixaba será na próxima quinta-feira (16), no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória

Ingressos esgotados, apresentação extra e uma superprodução. Desta forma estreou no último domingo, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, a adaptação capixaba do musical Hair, um dos maiores clássicos da Broadway e também sucesso nos cinemas em adaptação do cineasta Milos Forman (Amadeus).

A peça original é um rock-musical produto da contracultura hippie e da revolução sexual dos anos 60. Décadas após a estreia do espetáculo, muitas de suas canções tornaram-se hinos dos movimentos populares anti-guerra do Vietnã nos Estados Unidos. 

Em 2004, "Aquarius", uma das canções icônicas do musical foi considerada a 33º melhor canção do cinema americano pelo American Film Institute.

Trama

O musical Hair- Um sonho de Liberdade, apresenta a história de um jovem convocado para a Guerra do Vietnã e seus amigos, que juntos movimentam as ações da chamada Tribo, uma comunidade de hippies que vivem em Nova York e lutam pela liberdade, igualdade e paz. Sempre acreditando na chegada de um momento diferencial, "A Era de Aquário". 

Adaptação capixaba

Produzido através do Grupo Vocal Fames, ligado à Faculdade de Música do Espírito Santo, e dirigido pela professora da instituição e cantora Elaine Rowena, o espetáculo traz como diferencial todas as canções em inglês, além dos diálogos teatrais em língua portuguesa.

"Os números musicais estão inseridos no contexto da obra. Acredito que uma adaptação, por melhor que seja, faz com que a música perca a força dramática. Ainda mais se tratando de Hair, uma obra repleta de momentos memoráveis", afirma Elaine.

Ensaios

Segundo ela, adaptar Hair foi uma verdadeira loucura. "É uma viagem colocar 70 pessoas no palco. Além disso, fizemos questão de valorizar novos talentos. Dar luz para novos rostos e vozes", ressalta.

Após 9 meses de ensaios, o musical envolve 18 solistas, 32 pessoas no coro, 16 bailarinos e quatro pessoas de circo.

E o sucesso da produção pode ser atestado pelo retorno do público. Para as duas primeiras sessões, que aconteceram no último domingo (12), os ingressos estavam esgotados. Com isso, uma nova sessão foi programada, para o próximo dia 16 (quinta-feira), e novamente, todos os ingressos vendidos.

Elaine Rowena credita o grande sucesso da peça aos nomes envolvidos na produção, ao apuro técnico (direção de arte), e a força do tema. 

“O musical ‘Hair’ é a favor da vida, da liberdade sexual, da diversidade, da paz, do amor. Um basta a preconceitos, racismo, intolerâncias, hipocrisia, falta de noção, ignorância”, diz.

Futuro

Sem novas apresentações previstas em razão da falta de datas nos principais palcos capixabas, ainda assim, Elaine prevê vida longa ao musical. 

"Todo mundo deve assistir a Hair. Mais do que nunca, o espetáculo é um sonho de liberdade. E apresenta ao público que tudo é possível", afirma. 

Serviço

“Hair – Um Sonho de Liberdade”
Data: 16 de novembro
Local: Centro Cultural Sesc Glória, Centro, Vitória
Classificação: 14 anos

*Fotos:  Gustavo Forattini

Pontos moeda