Entretenimento e Cultura

Consultoria de imagem: saiba o que é, como funciona e quais as vantagens!

A consultoria de imagem vai muito além de vaidade e não é um serviço oferecido apenas para celebridades

Em um mundo onde a aparência exerce grande influência em diversas áreas da vida, se torna cada vez mais necessário cuidar bem da imagem. Com essa demanda, a área de Consultoria de Imagem vem ganhando muito destaque, inclusive no Espírito Santo.

A profissão já existe há algum tempo e, apesar de ter ficado bem conhecida nos últimos anos, muitas dúvidas ainda rondam acerca do trabalho de um consultor de imagem. Diferente do que algumas pessoas pensam, a consultoria vai muito além de vaidade e não é um serviço oferecido apenas para celebridades e pessoas de alto poder aquisitivo.

Quem explica isso é a consultora de imagem pessoal e empresarial, Jani Valença, que já está no mercado da moda há 10 anos. "A consultoria consiste em criar uma identidade visual, com estilo e personalidade para a cliente, criando uma linguagem corporal única, fazendo com que os looks conversem entre si, além de ampliar as possibilidades de novos looks, para um melhor aproveitamento de peças para otimizar o tempo e valorizar também o dinheiro gasto com elas", explica.

Segundo ela, uma das etapas mais esperadas da consultoria é o teste de cor, tecnicamente chamado de análise cromática. Um outro passo importante também é a análise de guarda-roupas, quando são montadas peças com roupas que a cliente já tem em casa.

"A análise cromática ajuda a descobrir o subtom de pele e a cartela perfeita para a cliente, deixando-a mais iluminada, saudável, rejuvenescida, afinando o rosto, equilibrando as formas e suavizando a textura da pele. Tem também a análise de guarda-roupa, que fazemos compras dentro do seu próprio guarda-roupas, montamos looks com peças que a cliente já tem, tiramos aquilo que ela já não usa a muito tempo, se necessário mandamos para costureira para reformar ou também vai para doação", conta. 

A empresária Karol Zanelatto não teve medo de mudança e apostou na consultoria de imagem. Durante seis meses, ela foi acompanhada por Jani e garantiu que o investimento vale a pena. 

"A gente pensa que pagar não vai valer a pena, mas nesse caso, se compramos roupas erradas e não usamos, estamos gastando muito demais. A consultoria otimiza essas coisas que a gente compra errado. É um investimento para a vida, não só para um período. Pensando por esse lado, já dá pra ver que compensa", contou. 

Além disso, Karol garantiu que o que muda não é só o visual, mas também o comportamento e autoestima. "O que mudou mais é a percepção sobre as peças. Você começa a trabalhar combinações de acessórios que muda totalmente o visual e muda também muito mais comportamento. Não é só roupa, você vai aprendendo a se conhecer, vai se gostando mais, vai se entendendo e tendo mais autenticidade", afirma. 

Nesta quinta-feira (16), Jani Valença participou de uma live no jornal online Folha Vitória para explicar todas as etapas da consultoria de imagem. Veja como foi! 



Pontos moeda