Entretenimento e Cultura

Leilão de Artes vai ajudar instituto do Espírito Santo

O 2º Leilão Beneficente do Instituto Jutta Batista da Silva (IJB) acontece no dia 21 de novembro, com exposição gratuita das obras

Quem sonha em ter uma obra de arte em casa terá a oportunidade de adquirir peças raras e de grandes artistas e ainda ajudar uma instituição social no 2º Leilão Beneficente do Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS), promovido pela galeria Empório das Artes, no dia 21 de novembro, às 20h30. São quase 200 peças, sendo que cerca de 50 serão leiloadas em prol do Instituto Jutta Batista da Silva, presidido por Mariana Buaiz, e que contribui para o desenvolvimento social de 11 municípios da Região Serrana do Estado.

A exposição das peças, contudo, começa cinco dias antes do pregão, de 16 a 20 de novembro, momento em que os aficionados por arte e antiguidades têm a oportunidade de avaliar e conhecer as obras.

O marchand Lélio Cimini, que está à frente da Empório das Artes, conta que entre os itens doados para o Instituto Jutta Batista da Silva estão obras assinadas por Ana Paula Castro, por Jacqueline Chiabay, pela pintora Ângela Gomes, desenhos de Ronaldo Barbosa, pinturas de Heitor dos Prazeres e Maria Eugenia Morsch, obras dos mosaicistas Márcio Antonelli e Celso Adolfo, esculturas de Nilson Camisão, Hippólito Alves e tapetes Karachi. Um destaque do leilão é o artista Rosindo Torres, que vai finalizar sua obra a ser doada durante o pregão.

Também serão leiloadas joias assinadas por designers como Adriana Delmaestro, Emar Batalha, Ricardo Vieira e Oswaldo Moscon e diárias da Rota de Charme em pousadas como Rabo do Lagarto (para casal incluindo almoço no restaurante Alecrim), Fazenda União (RJ) e Rosa dos Ventos (Teresópolis). Trata-se do segundo leilão do Empório das Artes em parceria com o Instituto Jutta Batista da Silva.

Preciosidades

O acervo da galeria Empório das Artes, garimpado e reunido em 150 peças a serem leiloadas, também têm seus destaques e preciosidades. Entre o mobiliário, a mesa tip-top Gelli em jacarandá é uma raridade assim como a cômoda papeleira Don José toda em jacarandá maciça. Um espelho Luís XV em folhas de ouro e três lustres imperiais em bronze e cristais também encantam. Outras peças de destaque são duas cadeiras Savonarola, em madeira de lei. Uma cristaleira baixa em jacarandá estilo chipandelle e revestida internamente de espelho com iluminação também é uma das apostas da galeria.

Entre as belas esculturas estão a pomba de traços limpos de Ceschiatti, a bailarina em bronze de Sonia Eberling e a moderna obra em pintura automotiva de Vera Torres.

Entre os quadros, sempre alguns dos itens mais disputados de qualquer leilão, está o vaso de flores intitulado “Hortênsias e Cravos”, obra da década de 40, de Gastão Formenti. Outros destaques absolutos são a “Paisagem com Cavalos”, de Edgar Walter e “Família de Gatos”, de Ademir Martins. Mas há aqueles artistas cujo nome enchem os olhos, como é o caso de Di Cavalcanti que terá a obra em nanquim “Surpresa” entre os lotes, assim como Bustamonte Sá, com seu “Casario” e Paulo Marinho, com as obras “São João Del Rei” e “Feira Livre”. Outro nome de respeito é Silvio Pinto, com a obra “Vaso com Flores”.

Para completar o acervo, cristais da Bohemia, Limoges, Vista Alegre e Lladrós. Destaque para uma bandeja em porcelana da República Tcheca de rara beleza e delicadeza.

LEILÃO BENEFICENTE INSTITUTO JUTTA BATISTA
Exposição: 16 a 20 de novembro (entrada gratuita)
Horário de visitação: das 10 às 22 horas, exceto dia 19 (domingo), que será das 15 às 21h
Pregão: 21 de novembro (terça-feira), às 20h30
Local: Espaço Cultural Shopping Vitória by Empório das Artes

Pontos moeda