Entretenimento e Cultura

Premiado filme sobre jovem com síndrome de Down tem sessão solidária em Vitória

O filme, que aborda a relação entre uma jovem que tem Down e um rapaz que não tem, estreia dia 02 e 03 de dezembro, no Cine Metropolis

Acontece neste fim semana, em Vitória, duas sessões solidárias do premiado "Cromossomo 21", dirigido e roteirizado por Alex Duarte. O longa-metragem se debruça sobre a rotina da jovem Vitória, que é interpretada por Adriele Pelentir, uma jovem com Síndrome de Down.

Alex Duarte tinha apenas esta ideia quando decidiu fazer o filme, sete anos atrás. Acabou totalmente envolvido na causa da inclusão social e hoje dá palestras sobre o tema pelo país. Cromossomo 21 deixou de ser apenas um filme e tornou-se um grande projeto. 

Prêmios 

Realização de baixo orçamento, produzida de forma cooperativada e com recursos próprios, o longa-metragem teve Menção Honrosa no Festival de Gramado 2016. Além disso, foi destaque no Los Angeles Brazilian Film Festival, e venceu nas categorias de melhor filme e atriz no Festival Internacional de Cinema no Rio de Janeiro.

E diante desta proposta, e com uma parceria com o diretor do filme, a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com síndrome de Down do Espírito Santo (Vitória Down), trouxe o longa-metragem Cromossomo 21 para Vitória. 

O filme será exibido nos dias 02 e 03 de  dezembro de 2017, no Cine Metrópolis, na UFES, no horário das 19h. O evento será aberto ao público em geral e terá o valor de meia entrada, sendo 10 (dez) reais para todos. 

O objetivo é evidenciar o talento e o potencial das pessoas com síndrome de Down, favorecendo o empoderamento social na perspectiva de uma cultura inclusiva de respeito à diversidade humana.

Vitória Down

A Associação de Pais, Amigos e Pessoas com síndrome de Down do Espírito Santo (Vitória Down), é uma associação sem fins lucrativos que atua no sentido de apoiar as pessoas com a Síndrome e as suas famílias, promovendo seu empoderamento e lutando pela garantia dos direitos da comunidade Down.

Serviço:

Data: Sábado e Domingo, 02 e 03.
Local: Cine Metrópolis, UFES.
Horário: 19h
Valor: R$10,00

Confira o trailer do filme:


Pontos moeda