Entretenimento e Cultura

Retrospectiva Folha Vitória: Rede Vitória inova, cresce em audiência e fatura prêmios em 2017

A Rede Vitória de Comunicação é formada pela TV Vitória/Record, Jornal Online Folha Vitória, rádio Jovem Pan Vitória e Jovem Pan News Vitória

Não há como não afirmar que 2017 foi marcante para a Rede Vitória. O grupo de comunicação, que é formado pela TV Vitória/Record, Jornal Online Folha Vitória, rádio Jovem Pan Vitória e Jovem Pan News Vitória, se consolidou, inovou e  alcançou destaque em todas as vertentes. 

Para a TV Vitória um dos grandes momentos do ano foi o Chef de Família, o primeiro reality show do Espírito Santo. Além disso, a emissora tornou a programação 100% digital na Grande Vitória, cresceu em audiência e faturou premiações, inclusive sendo eleita pela quinta vez a melhor TV regional do Brasil.

Já o Jornal Online Folha Vitória mudou de cara, em comemoração ao seus 10 anos, e se tornou ainda mais presente em todo o Estado. E a Jovem Pan Vitória também não ficou para trás. A Fanpage da Rádio alcançou o primeiro lugar de engajamento entre as rádios do Estado.

Sinal Digital

O dia 25 de outubro se tornou marcante para a história na TV no Espírito Santo. Foi nesta data que o sinal analógico foi desligado nos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. E, a partir deste dia, a população pode assistir toda a programação da TV Vitória no formato 100% digital. 

A TV Vitória/Record TV, sempre pioneira, inaugurou a transmissão pela rede SFN, no canal 6.1, 70 dias antes do desligamento definitivo do sinal analógico. Com isso, cerca de 2 milhões de pessoas, em aproximadamente 700 mil residências da região metropolitana, já puderam ter acesso a uma imagem e a um som de altíssima qualidade.A abertura antecipada do sinal digital só foi possível com investimento em equipamentos de tecnologia de ponta e instalação de receptores em locais estratégicos.

Confira a galeria de fotos da inauguração da nova rede de transmissão!

Para facilitar o acesso da população, foram distribuídos mais de 145 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, às famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal. A distribuição contou com o apoio das prefeituras dos municípios da Grande Vitória, que ajudaram a levar a informação a um número maior de pessoas, por meio do atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Confira os benefícios do Sinal Digital:

Chef de Família

Se apresentando como a emissora mais inovadora do estado, a TV Vitória/Record TV colocou na programação o "Chef de Família", o primeiro reality show do Espírito Santo. A atração, apresentada pelo chef Alessandro Eller, conquistou a audiência, movimentou as redes sociais e deu ao espectador a oportunidade de definir o futuro dos participantes do reality.

Sempre exibindo provas emocionantes, receitas deliciosas e apostando na interação com o espectador, o reality Chef de Família se tornou um grande sucesso de público. Além disso, proporcionou aos participantes, e aos espectadores, a oportunidade de conhecerem importantes empresas alimentícias do Estado e pratos típicos da culinária capixaba. 

Confira todos os episódios do reality Chef de Família!

O programa, que foi ao ar aos domingos pela manhã, estreou no dia 01 de outubro com 16 participantes que se enfrentaram pelo prêmio de R$ 10 mil reais e uma bolsa integral do Curso de Gastronomia da UVV. No dia 17 de dezembro, ao final de 12 episódios, Gideão Reis se consagrou o grande campeão do reality.  

Melhor TV regional do Brasil

O ano de 2017 chega ao fim com a TV Vitória/Record TV só tendo motivos para comemorar, já que a emissora capixaba foi eleita pela 5ª vez a melhor TV regional do Brasil

A premiação de melhor TV Regional é realizada pela Revista Propaganda, da Editora Referência, e é um reconhecimento aos veículos que mais se destacaram durante o ano de 2017. Em 2016, durante a 30ª edição do prêmio, a TV Vitória foi eleita pela quarta vez a melhor TV regional do Brasil. A emissora também foi a vencedora na 20ª, 22ª e 24ª edições da premiação.

Entre os fatores que foram decisivos para que o júri da Abramark (Academia Brasileira de Marketing) escolhessem a TV Vitória como a melhor TV regional do Brasil estão a sua programação multiplataforma, que atua em todos os 78 municípios do Espírito Santo; as transmissões simultâneas pelo Jornal Online Folha Vitória, pelo aplicativo TV Vitória, pela frequência 87,7 FM e pela fanpage no Facebook; além das sete horas diárias de programação regional, totalmente produzidas pelos profissionais da emissora. 

Descubra porque a TV Vitória é a melhor TV regional do Brasil:

Prêmio Adepes de Jornalismo

A TV Vitória também foi a grande campeã da 3ª edição do Prêmio de Jornalismo da Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes).  A conquista do primeiro lugar veio com a exibição da série “Sem defesa" – reportagens especiais revelam o sucateamento da Defensoria Pública do ES e os gastos elevados com advocacia dativa. As matérias foram exibidas no Jornal da TV Vitória, nos dias 09 e 10 de agosto deste ano.

As duas reportagens mostraram como é o trabalho dos defensores, as dificuldades do acesso à Justiça nas comarcas do interior do Estado e na Grande Vitória.

A primeira das reportagens mostrou que mais da metade dos municípios do Espírito Santo não são atendidos por defensores públicos. Além disso, das 69 comarcas existentes no Estado, 46 não possuem defensores à disposição. Os números foram divulgados pela Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes). A associação alega que a instituição está cada vez mais sucateada, falta dinheiro, estrutura e mão de obra.

Em outra reportagem da série, o assunto abordado foi o decreto do Governo Estadual, de 2011, que regulamentou a atuação dos advogados dativos, grupo de profissionais que surgiu para suprir a carência de defensores públicos nas comarcas do Estado. A matéria também mostrou que onde não existe um defensor e alguém precise de defesa, um advogado dativo é nomeado aleatoriamente por um juiz.

Balanço Geral

A grande audiência que o Balanço Geral ES conquistou desde que entrou para a grade da TV Vitória, em 2009, é incontestável. O programa sempre esteve próximo da população, apostando na fórmula de mesclar as principais notícias do estado com uma boa dose de entretenimento.

E o crescimento não é por acaso. Desde 2015, visando melhores resultados e maior qualidade de programação, a Rede Vitória de Comunicação vem realizando Investimentos, que podem ser resumidos em dois pilares: qualidade de conteúdo e informação, e estratégias de audiência.

O ano de 2017 vem sendo dos melhores para o Balanço. O programa ganhou mais meia hora e vem acumulando sucessivos resultados surpreendentes. Nos últimos meses, o Balanço registrou um crescimento de 55% por cento, se tornando o telejornal mais assistido do Espírito Santo na hora do almoço. Feito inédito não só pela liderança isolada, como também por ter registrado a maior diferença em relação a concorrência, 37% maior que a segunda colocada.

Outro momento importante do Balanço Geral em 2017 foi o retorno do apresentador Amaro Neto ao comando da atração. Na ausência de Amaro o comando do Balanço ficou com Douglas Camargo, que manteve a audiência e o sucesso do programa.

Confira como foi o retorno do apresentador Amaro Neto ao Balanço Geral:

O o triunfo do Balanço faz parte da evolução da TV Vitória/Record TV, que cresce em todas as faixas. Para se ter uma ideia, os últimos números mostram que não somente o Balanço, mas toda a grade local da tarde (12h às 15h) hoje é primeiro lugar de audiência.  

Líder de audiência

Um dos momentos marcantes do Balanço Geral ES em 2017 aconteceu no dia 13 de novembro, quando o programa, que é líder de audiência, atingiu 24 pontos de média e 47% de share. Ou seja, quase metade das TVs ligadas na Grande Vitória estava sintonizando na atração.Cada ponto de audiência em Vitória equivale a cerca de 6,6 mil domicílios.

Rádio Jovem Pan Vitória

O ano de 2017 também foi especial para a Rádio Jovem Pan Vitória. No começo do ano ela ganhou destaque após registrar aumento em mais de 200% de alcance no Facebook, sendo o primeiro lugar em engajamento entre as rádios do Estado, somando mais de 86 mil curtidas.

A Jovem Pan Vitória foi a primeira rádio a lançar todas as suas promoções nas redes sociais e também a primeira emissora do Estado a ter um aplicativo. Com isso, a Pan Vitória se torna mais próxima da audiência, sempre valorizando o conteúdo regional e a interatividade. Claro, sempre ligada à uma rede que é referência e grife na rádio nacional, o que pode explicar o engajamento recorde da audiência.

Transmissão pelo Facebook

Outra novidade apresentada pela Jovem Pan Vitória neste ano foi a transmissão dos programas Happy Hour e Manhã Pan Vitória, sucessos de interação nas redes sociais e de audiência, através da fanpage da rádio no Facebook, simultaneamente com a frequência 100.1 FM e com o app da Pan. Sem dúvida alguma, um momento histórico para a rádio.

Só para lembrar, o Happy Hour é exibido de segunda à sexta, das 18 às 19 horas. Já o Manhã Pan Vitória, de segunda à sexta, de 8h às 10h, e aos sábados, de 8 às 12h.

Comemorações 

Sempre em evolução, a Jovem Pan Vitória preparou outras novidades para comemorar os 10 anos do programa Happy Hour. A atração, que é a trilha sonora para o horário do rush, seja no carro, em casa, na academia, no trabalho, no ônibus ou em qualquer lugar, está no ar ha 10 anos, de segunda a sexta-feira.

Nesta última década o programa evoluiu no formato, no conteúdo e também na interação com os ouvintes. Em 2007, quando foi ao ar pela primeira vez, o telefone era o principal instrumento de conexão com a audiência. Hoje, o papel de estreitar o relacionamento do programa com seu público fica a cargo das redes sociais.

Seja apresentado dicas das melhores baladas, entrevista com artistas ou figuras do cenário político, o Happy Hour continua levando informações pertinentes, e claro, muita diversão, para quem se conecta ao programa. 

Quiosque da Pan 

Para fechar 2017 com "chave de ouro", a Pan Vitória inaugurou no último dia 12 de dezembro, na Orla de Camburi, em Vitória, o quiosque da Pan, com a promessa de ser o mais bombado do verão. Nele, toda terça, quarta, quinta e aos sábados, acontecem shows exclusivos para o público curtir uma ótima música.

Folha Vitória 10 anos

Para comemorar uma década de sucesso, o jornal online Folha Vitória ficou de cara nova em 2017. Com o novo layout, o melhor jornal online do estado pode proporcionar ao leitor mais praticidade, dinamismo e interatividade. Tudo isso de forma completamente gratuita. E, com isso, continuou sendo uma leitura indispensável para quem quer começar o dia bem informado. 

Criado em 2007, o jornal online Folha Vitória nasceu para oferecer conteúdo de qualidade, apuração criteriosa e uma fonte diária, útil e necessária de informação. Ao longo dos últimos 10 anos, também acompanhou tendências e se adequou às novas plataformas, sempre mantendo sua essência: ser interativo e presente na hora em que a notícia acontece. 

E um dos pilares do jornal online é continuar sendo uma referência em informação de qualidade para a população do Espírito Santo, sempre contribuindo para o debate e a construção do leitor. 

A estrutura do novo jornal online se posiciona também no sentido de entregar a notícia para o leitor em qualquer plataforma que ele queira se informar. Para tal, a responsividade aplicada na tecnologia do novo Folha Vitória permite que a capa "se transforme" e se adapte ao tamanho da tela na qual o usuário navega.

A "leveza" tecnológica do Folha Vitória se apresenta não só para a entrega, cada vez mais rápida, mas também para auxiliar os profissionais que produzem a notícia a ter um foco cada vez mais voltado para o conteúdo.

Abrangência 

Abordagem completa, interativa e multimídia fazem do Folha Vitória a referência em jornalismo online no Espírito Santo. Com amplo alcance e a gratuidade de sempre, o Folha Vitória está presente também nas redes sociais, em contato direto com o público, fazendo a notícia em tempo real. 

Premiação

A reportagem "Pequenos agricultores de Cariacica se unem para alavancar produção e vendas de produtos orgânicos", publicada pela Jornal Online Folha Vitória, foi a vencedora do Prêmio Cooperativista de Jornalismo 2017, na categoria Web, pelo júri técnico do concurso, no inicio de dezembro. 

A reportagem, produzida com conteúdo multimídia pelos repórteres Denis Lobo e Wing Costa, conta como na região, que possui um dos maiores produtores de banana orgânica do Brasil, a cooperação se tornou solução para a negociação de todos os produtores com a eliminação dos atravessadores. 

Agora fique por dentro do novo Folha Vitória: 


Pontos moeda