Entretenimento e Cultura

Sebastião Salgado é o primeiro brasileiro eleito para a Academia de Belas Artes da França

O fotógrafo também tem documentário sobre a trajetória

O fotógrafo Sebastião Salgado, ícone do fotojornalismo, é motivo de orgulho mais uma vez em todo o mundo. O fotógrafo foi o primeiro brasileiro eleito para a Academia de Belas Artes da França, na última quarta-feira (06). A Instituição foi criada em 1795 e o fotógrafo faz parte de um grupo com  quatro outros profissionais.

Na última terça-feira foi exibido o documentário Sal da Terra, sobre as obras do fotojornalista. E para quem perdeu a estreia no canal Curta!, o filme ganha novas exibições nos dias 9 e 10 de dezembro, às 10h45 e 22h.

O documentário foi dirigido pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião, e pelo diretor alemão Wim Wenders. O filme passeia por imagens capturadas pelo fotógrafo ao longo de mais de quatro décadas de viagens por todo o mundo, incluindo visitas a áreas isoladas de todo contato humano.

Fotógrafo Sebastião Salgado (Foto: Divulgação)

Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2015, Sal da Terra, que também recebeu menção honrosa na mostra Un Certain Regard. do Festival de Cannes de 2014, mostra a obra de Sebastião Salgado e uma forma de se aproximar da natureza para fotografar.

Sebastião Salgado, nascido em Aimorés, em Minas Gerais, economista de formação, tornou-se fotógrafo profissional em 1973, em Paris. O brasileiro ganhou destaque ao longo dos anos 80, com sua primeira obra Outras Américas (1986). Depois disso, Trabalhadores, Terra e Serra Pelada até a chegada do sucesso mundial de Êxodos, com uma viagem por 35 países para narrar as migrações humanas.

Cena do documentário. (Foto: Divulgação)

SAL DA TERRA

O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

Diretores: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado

Duração: 111 min

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 09 de dezembro, sábado, 10h45.

Dia 10 de dezembro, domingo, às 22h.

Sobre o Curta!

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo).


Pontos moeda