Entenda como ver um filme

Jani Valença Colunista de Moda

Olá, cinéfilos! O assunto de hoje é como ver um filme. Parece “chover no molhado”né, mas te garanto que não é. Independente do seu objetivo ao procurar uma produção cinematográfica, diretores e estúdios constroem obras com um grande objetivo: tocar o espectador. Mas será que você está preparado para essa troca? Seja um filme de ação, comédia, suspense, terror ou ficção científica, independente do gênero, assistir a um filme é algo muito mais profundo do que muitos de nós fazemos. Para isso, tenho que te lembrar que, além de entretenimento, cinema é arte. E, entre todos os objetivos, o mais profundo e desejado pelo idealizador é fazer com que o filme converse com você. Claro que há exceções. Alguns filmes são apenas produtos, e muitos deles, de péssima qualidade. Mas estou falando de cinema. Cinema pensado, planejado e desejado, tanto pelo realizador quanto pelo público.

E a mágica acontece justamente quando obra e espectador se encaixam. Neste momento, cérebro, corpo e alma, associados a um emaranhado de sons e imagens, podem levar um “simples filme” a uma experiência única e para toda a vida. Ao afirmar isso, estou falando de um espectador desperto, mas sonhando conscientemente. Neste sentido, ele deve exigir muito mais do filme do que o contrário.  Não que a plateia não tenha que ser questionadora, curiosa e pensante. É exatamente isso. Neste sentido, cabe a você escolher o que assistir e de que maneira o filme será visto: com olhos críticos ou de maneira superficial.

Sempre digo o seguinte: o amor pelo cinema começa a se materializar no momento em que o espectador consegue, livre de qualquer preconceito cinematográfico, experimentar todos os gêneros e estilos. Sendo assim, te convido a fugir da convencionalidade do cinema hollywoodiano, ou do seu gênero predileto, para desfrutar das surpreendentes obras realizadas em várias partes do mundo. Te garanto que cinema não é apenas entretenimento, é emoção e escapismo. Pense em seu filme predileto. A verdade é que se apaixonar por um filme é algo que quase todo mundo já experimentou, pelo menos uma vez na vida. Resgate neste momento as emoções vividas ao assisti-lo. Lembre-se dos sorrisos, das lágrimas, da raiva, do medo, e da tensão. Isto é cinema.

Durante um filme,  você pode viajar pelo espaço como ir ao centro da terra; reviver o período jurássico ou vislumbrar o futuro; sentir, perceber e se conectar com personagens com histórias tão parecidas com a sua, e outras tão diferentes. Essa é a verdadeira essência do cinema. E tudo isso acontece ali: na sala escura de um cine ou no cantinho predileto da sua casa. Sente-se, se acomode e abra os olhos: te garanto que um filme tem a capacidade de te fazer sonhar acordado, seja você um cinéfilo ou não. Continue conferindo nossas dicas e um bom filme!

Tags:, , , , ,

Deixe sua resenha!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *