Cuidados e tendências de beleza para um verão mais saudável

Edu Coutinho Colunista de Entretenimento

Deve-se tomar algumas precauções especialmente com a pele neste período. Além disso, alguns procedimentos estéticos ajudam a aperfeiçoar a silhueta

 

O verão já está dando as caras e junto com a sua chegada é preciso manter alguns cuidados fundamentais nesta época do ano. Afinal, a temporada promete ser de altas temperaturas, exigindo atenção redobrada com a saúde. O contato com o sol, piscina, mar e até mesmo o suor podem influenciar na aparência e na saúde da pele, por exemplo. Por isso, é muito importante ficar atento desde a alimentação até os tratamentos estéticos, que podem gerar benefícios para muitas pessoas.

 

 

De acordo com a dermatologista Livia Borges, com o aumento das atividades realizadas ao ar livre – pelo calor e também devido a pandemia, que prioriza este tipo de ambiente – é preciso proteger a pele da radiação solar mais intensa, que aumenta o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. “Não podemos deixar a fotoproteção de lado e, quando possível, também dar preferência para o uso de chapéu e roupas de algodão – nas atividades ao ar livre – pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Também fique atento ao relógio para evitar a exposição solar entre as 10 e as 16 horas”, orienta.

 

A dermatologista Livia Borges, fala de cuidados para o verão. Foto: Divulgação.

 

Para facilitar os cuidados com a pele, uma boa opção é escolher produtos com dupla funcionalidade – que protegem e hidratam ao mesmo tempo – como o gel creme antissinais FPS 30 desenvolvido por Luciana Melo. Ela explica que o creme também tem efeito dermo relax e reduz as linhas e marcas de expressão acentuadas pelos repetitivos movimentos faciais, e ensina como usar: “Aplique uma pequena quantidade, todo dia pela manhã, após limpar e tonificar a pele. Espalhe no rosto com movimentos ascendentes e no pescoço e no colo com movimentos descendentes. Pode usar antes da maquiagem”, ressalta.

 

Já a nutricionista Fernanda Pignaton reforça a importância de cultivar bons hábitos alimentares e redobrar a hidratação – especialmente nesta época de calor extremo – com a recomendação de ingestão, em média, de 35ml de água por quilo de peso ao longo do dia. “Dê um tempo nas frituras e aposte, principalmente, nos alimentos in natura – como frutas, verduras e legumes. Aliás, eles podem ser consumidos de forma crua (o que auxilia na sensação de refrescância) e ainda compõem diversos tipos de saladas”, indica.

Anutricionista Fernanda Pignaton reforça a importância de cultivar bons hábitos alimentares e redobrar a hidratação. Foto: Divulgação.

 

 

 

Tratamentos de beleza

 

É fundamental ter uma atenção com a saúde neste período, mas também há inúmeras possibilidades de cuidar da parte estética com diversos procedimentos que podem, inclusive, refletir em maior bem-estar para aproveitar ainda mais a estação mais quente do ano. Afinal, quem não quer eliminar as “gordurinhas indesejadas” ou deixar a pele mais definida e melhor tratada?

Nesta linha dos tratamentos estéticos, a Santé Dermatologia e Estética conta com diversas opções, que podem ser realizadas no verão, com resultados promissores ainda para a estação. A esteticista Thais Oliveira Ferreira destaca o Powershape e o ultrassom microfocado, mas recomenda também uma avaliação de cada paciente antes da decisão para definir um protocolo com os tratamentos adequados.

 

A esteticista Thais Oliveira Ferreira destaca o Powershape e o ultrassom microfocado, mas recomenda também uma avaliação de cada paciente antes da decisão para definir um protocolo com os tratamentos adequados. Foto: Divulgacão

 

 

“Essa análise pode ser feita na clínica, de forma gratuita e sem compromisso, visando entender melhor a expectativa de cada pessoa para que a gente possa oferecer um trabalho que atenda aos desejos de cada cliente. Para os  tratamentos faciais, uma opção que sempre atende aos pacientes são as limpezas de pele. O procedimento pode ser feito com microdermoabrasão, que limpa profundamente e melhora a textura da pele, ou com a terapia do ilib, que ativa a circulação local e seca as acnes”, sugere.

 

Cuidados com o cabelo no verão

 

A temporada de sol, mar e piscina é um período do ano que exige atenção redobrada com os cabelos também. De acordo com a tricologista da Cristal Clínica Capilar, Cristal Bastos, a radiação UV degrada a queratina e oxida a melanina dos fios, deixando-os mais frágeis e modificando sua cor. Além dos danos causados pela ação do vento, água salgada e cloro, que retiram nutrientes e desidratam as madeixas.

 

 

“É importante proteger o cabelo do sol com chapéus ou produtos com proteção solar. E para intensificar a proteção, não pode faltar dentro da bolsa um cosmético que atenda às necessidades particulares do seu fio”, explica a especialista em cabelos. Outra dica dada por ela é sempre procurar uma ducha ou fonte de água doce para retirar excessos prejudicais ao cabelo após o mergulho e trocar o shampoo normal por um mais hidratante durante o verão.

 

De acordo com a tricologista da Cristal Clínica Capilar, Cristal Bastos, a radiação UV degrada a queratina e oxida a melanina dos fios, deixando-os mais frágeis e modificando sua cor. Foto: Divulgação

 

Cristal reforça que a rotina de cuidados deve começar antes da chegada da estação mais quente do ano, e permanecer durante e depois. Ela indica um cronograma capilar para ajudar a identificar se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução. “Temos que cuidar para evitar cabelos ressecados, mais embaraçados e quebradiços. Afinal, é impossível resistir a um convite para ir à praia, relaxar e buscar alívio para o calor”, afirma.

Tags:,

Deixe sua resenha!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *