Africanos dominam Dez Milhas Garoto; brasileiros ficam em 2º e 3º lugares

Os atletas africanos dominaram a 23ª edição da Dez Milhas Garoto na manhã deste domingo. Na categoria masculina, Joseph Kachain Aperumoi, campeão da Meia Maratona de São Paulo (2012), venceu com a marca de 47min01 e, em segundo lugar, Mark Korir, vice-campeão da Meia Maratona do Rio, completou o trajeto em (47min25). O brasileiro Geovani dos Santos ficou em terceiro com o tempo de (47min29).

Veja a galeria de fotos da Dez Milhas Garoto! Clique aqui.

No início da prova, alguns brasileiros chegaram a liderar a corrida, mas não conseguiram manter o ritmo. Damião Ancelmo, um dos favoritos, puxou o ritmo em um trecho da Terceira Ponte, na altura dos quatro quilômetros, ao lado do brasileiro Giovani dos Santos e dos quenianos que venceram a prova. No entanto, ao descer a ponte, o brasileiro foi ultrapassado, deixando apenas Giovani encarando os atletas do Quênia.

Entre as mulheres, houve recorde nesta edição da Dez Milhas Garoto! A também africana Rumokol Elizabeh Chepkanan conquistou o primeiro lugar com 54min13, superando a marca da brasileira Márcia Narloch (55min10seg), conquistada em 2002. Já a brasileira Suely Pereira Silva (56min23) ficou no segundo lugar mais alto do pódio, ao lado de outra africana, Meseret Legese Biratua com (57min28).

Já os atletas amadores sofreram para baterem seus próprios recordes. O sol forte, a ausência de ventos e os termômetros marcando 23 graus na largada na praia de Camburi e 28 graus durante grande parte do trajeto da prova, exigiram dos corredores um fôlego a mais.

Classificação Geral Masculina:
1ª Joseph Aperumoi – 47min01
2ª Mark Korir – 47min25
3ª Giovani dos Santos – 47min29
4ª Damião Ancelmo – 48min27
5ª Solonei Rocha – 48min37


Classificação Geral Feminina:

1ª Rumokol Elizabeh Chepkanan – 54min13
2ª Suely Pereira Silva – 56min23
3ª Meseret Legese Biratua – 57min28

Classificação Atletas Capixabas Masculina:
1ª Valério de Souza
2ª Lidiomar Oliveira
3ª Sandro Santos

Classificação Atletas Capixabas Feminina:
1ª Márcia Mattos
2ª Eliane dos Santos
3ª Diana Oliveira

Percurso

Os corredores percorreram 16 quilômetros ao longo de oito avenidas, cinco ruas, uma ponte e sete bairros de Vitória e Vila Velha durante o percurso da prova. A largada foi na Avenida Dante Micheline, na orla da Praia de Camburi. Em seguida, os atletas passaram pela avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto, percorreram toda a avenida Américo Buaiz, na Enseada do Suá e, na altura do Palácio do Café, entraram na Rua Clóvis Machado, onde tiveram acesso à Terceira Ponte, um dos trechos mais difíceis da prova.

Já no município de Vila Velha, ao deixarem a Terceira Ponte, passaram pela avenida Doutor Olívio Lyra, em seguida, pela rua Antônio Ataíde, que deu acesso à avenida Champagnat, no centro da cidade. Ao chegarem na orla da Praia da Costa, percorreram toda a avenida Gil Veloso, até o Clube Libanês, pegaram a avenida Desembargador Augusto Botelho, que dará acesso até a rua Castelo Branco, nas proximidades da Prainha de Vila Velha.

Nos quilômetros finais do percurso, os atletas passaram ainda pelas ruas Henrique Moscoso e Maria Amália até chegarem à avenida Jerônimo Monteiro, na Glória, onde a linha de chegada estava localizada bem em frente à sede da Chocolates Garoto.

Promoção para atletas amadores

O Blog Corrida de Rua, em parceria com a Chocolates Garoto, lança uma promoção que vai premiar o leitor que contar a melhor história de superação na edição 2012 da Dez Milhas Garoto. Você que correu a Dez Milhas Garoto pela primeira vez ou que já é veterano na corrida e tem boas histórias para contar sobre o esporte que cada dia ganha mais adeptos no país pode participar!

O ganhador da promoção vai visitar a fantástica fábrica da Chocolates Garoto, na companhia de um acompanhante, e conhecer como são produzidos os deliciosos produtos. Além disso, vai levar para casa um lindo kit com chocolates.

Para participar da promoção, você deve seguir os passos abaixo:

– Enviar um e-mail para [email protected] contando como foi sua experiência na Corrida Dez Milhas Garoto 2012. Você pode enviar fotos para ilustrar a sua história! Não esqueça de informar nome completo e telefone de contato.

– Facebook: Curtir a página da Chocolates Garoto [Clique aqui] e do Blog Corrida de Rua [Clique aqui].

O sorteio será realizado no dia 10 de setembro! Participe, prepare sua inspiração e envie fotos cruzando a linha de chegada!

2 Replies to “Africanos dominam Dez Milhas Garoto; brasileiros ficam em 2º e 3º lugares

  1. O vencedor da prova foi Edwin Kipsang Rotich, o mesma ganhou a ultima Sao SIlvestre, COrrida dos Reis em Cuiaba, e tem um tempo de 27:45 numa corrida q esqueci o nome no Rio de Janeiro eu acho. O quinta melhor marca do mundo e 10km de rua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *