Testamos: Tênis Free Run +3

Uma expressão comum entre os adeptos da corrida é a de que “para correr basta um bom tênis”. E, com certeza, o principal “equipamento” do corredor deve ser bem escolhido para evitar lesões e melhorar a performance.

Durante o processo de escolha do modelo mais adequado, muitos aspectos, que vão além do amortecimento, devem ser levados em consideração. Como, por exemplo, o design, a estabilidade, leveza, conforto e, claro, a relação custo x benefício.

É com o objetivo de avaliar essas características que o Blog Corrida de Rua do Folha Vitória estreia a nova sessão “Testamos”. No novo conteúdo serão avaliados, além de tênis, diversos produtos e equipamentos adequados para a prática de corrida. Com a coordenação da blogueira Daniela Künsch e a colaboração de atletas e leitores, o blog vai testar, analisar e trazer informações críticas, e não apenas positivas e genéricas, sobre os modelos e lançamentos de produtos enviados pelas marcas que atuam no segmento de corrida no mercado brasileiro.

Produto testado

O Nike Free Run+ 3 (5.0)* é um dos três lançamentos com tecnologia Nike Free e foi desenhado para aqueles que apreciam a corrida natural e seus benefícios, como por exemplo, o fortalecimento da musculatura dos pés.


Nike Free Run + 3

Pisada: todas
Peso: 263g (tamanho 42 masculino)
Preço sugerido: R$ 299,90

O teste

Sou atleta amadora e fiz dois treinos de 10 quilômetros com ele. Um no calçadão da praia em uma manhã de sol. Outro na esteira da academia debaixo do ar condicionado. Ainda em casa, quando estava o calçando, tive a sensação de estar colocando uma espécie de “meia com sola” nos pés. Muito confortável.

Em ambos os ambientes, tanto na praia, quanto na esteira, graças à sua leveza, senti uma agilidade maior em minhas passadas. O modelo tem um cabedal com um tecido que “respira” e gera essa sensação de conforto. O sistema de amarração é bastante eficiente e a forma como ele está posicionado na estrutura do calçado passa firmeza ao corredor. Dá uma sensação de que ele está bem ajustado e não provoca nenhum tipo de dor ali na região dorsal dos pés. Além disso, o cadarço não desamarrou com facilidade. O que é ótimo!

A borracha da sola Waffle cumpre o papel de passar a sensação de uma corrida natural. Senti a pisada mais seca ao tocar no chão. E adorei isso, já que em todo pós-treino longo (de 10 a 12km) que eu fazia, sempre sentia dores nas pontas dos dedos. Com esse modelo isso não ocorreu em nenhum dos dois treinos.

Notas da avaliação dos quesitos:

Design: 10
Estabilidade: 10
Amortecimento: 9,0
Flexibilidade: 10
Leveza: 9,5
Conforto: 10
Diferencial: 10
Relação Custo x Benefício: 8
Compraria: Sim!

* Este produto foi encaminhado e doado para o teste do blog Corrida de Rua pela assessoria de imprensa da Nike, em São Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *