Ultramaratonista do ES aguarda carimbo no passaporte para a Badwater nos EUA

Carlos Gusmão ao centro (Foto: Arquivo Pessoal)

O ultramaratonista do Espírito Santo Carlos Gusmão, de 33 anos, conquistou no último final de semana a 4ª colocação no Circuito Mundial de Ultramaratonas em ambientes extremos, na etapa “BR 135 Ultramarathon”, realizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.

A BR 135 Ultramarathon tem percurso de 217 quilômetros de montanha e é considerada a mais difícil do país. Além disso, a competição é a porta de entrada para qualificação na Badwater, a ultramaratona mais difícil do mundo realizada no deserto do Vale da Morte, nos Estados Unidos, onde as temperaturas atingem temperaturas de até 55ºC.

O atleta capixaba Carlos Gusmão afirma que não teve moleza para conquistar esse resultado. A prova foi realizada debaixo de forte calor. Dentro do carro de apoio da equipe de Gusmão, o termômetro chegou a marcar 41º, por volta das 13h de sexta-feira (18). Muitos atletas estrangeiros passaram mal e precisaram ser hospitalizados devido a forte desidratação.

Carlos Gusmão se manteve entre os 10 primeiros colocados desde o início da prova e chegou a alcançar o 3º lugar. Quando estava no km 130 da prova, Gusmão errou o caminho, foi avisado pela sua equipe de apoio e teve que voltar ao percurso oficial perdendo duas posições. Faltando 18 quilômetros para completar a prova, o atleta recuperou a 4ª colocação e se manteve assim até o final do percurso, fechando os 217 km da prova em 32h e 29 min. Com o desempenho, Gusmão melhorou sua marca em cinco horas em relação ao ano anterior quando terminou a prova em 37h e 37min.

Para o atleta, o momento mais difícil foi quando ele estava percorrendo o km 177 de prova, descendo a serra que leva até a cidade de Estiva, em Minas Gerais.

“Não conseguia mais andar. Minhas pernas doíam muito e era insuportável. Não conseguia ficar em pé, fiquei deitado sem conseguir me mexer por 40 minutos, fiz massagem, alongamentos e nada resolvia, ia abandonar. Foi quando minha equipe de apoio começou a mandar eu me levantar e a dizer que não tinha chegado até lá para desistir. Então, me levantei meio cambaleando e comecei a andar com dificuldades, mas aos poucos fui me acostumando com a dor e consegui voltar a correr e fechar os 40 quilômetros finais da prova”.

Com essa colocação, Gusmão praticamente já garantiu vaga para representar o Espírito Santo na Badwater, que acontece nos dias 14 a 17 de julho na Califórnia, nos Estados Unidos.

A relação dos atletas aceitos na competição será divulgada no dia 28 de fevereiro. “Somente depois do dia 28 de fevereiro é que posso comemorar esse feito para o esporte capixaba. Até lá, vou ter que controlar minha ansiedade”.

2 Replies to “Ultramaratonista do ES aguarda carimbo no passaporte para a Badwater nos EUA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *