Pâmella Oliveira é Top 20 na Copa do Mundo de Triatlo; Africanos dominam a Maratona de SP e Caldeira não completa em Lisboa

Pâmella - Divulgação (4)Pâmella Oliveira completou 26 anos, com uma boa atuação na etapa de Cozumel (México) da Copa do Mundo de Triatlo, neste domingo (06). Em prova com distâncias reduzidas à metade (Sprint), a capixaba esteve entre as líderes durante boa parte do percurso e terminou o desafio na 16ª colocação. A vitória ficou com a campeã olímpica Nicole Sprig (Suiça), seguida da quarta colocada em Londres Sarah Groff (EUA) e da austríaca Lisa Perterer.

O percurso reduzido à metade fez com que a prova fosse disputada em ritmo intenso. Com a água a agradáveis 26ºC, os 750 metros de natação ficaram para trás em poucos minutos. Pâmella não decepcionou, saiu da água em terceiro e com uma rápida transição, puxou a primeira volta dos 20 quilômetros de ciclismo, em um grupo formado por sete atletas. Na segunda volta, oito triatletas alcançaram o primeiro grupo, entre elas a campeã olímpica, Nicola Sprig (Suiça). Após quatro voltas de ciclismo e 40 minutos de prova, as líderes fizeram a transição para a corrida, lideradas pela suíça.

Pâmella saiu para correr em 16º lugar, apesar do calor de 32º e da umidade de quase 70% de Cozumel, conseguiu manter a distância para o segundo pelotão e terminou a prova com o tempo de 1 hora e 47 segundos.

Pâmella Oliveira integra a equipe francesa Poissy Triathlon. A triatleta é patrocinada pelo Sicoob e conta com a parceria da Confederação Brasileira de Triathlon (Cbtri), do Exército Brasileiro, além do apoio da Oakley, da Asics e da Gold Nutrition. Ela também é contemplada pelo programa de incentivo ao esporte, Bolsa Atleta.

Africanos dominam Maratona Internacional de São Paulo

Os africanos dominaram a 19ª Maratona Internacional de São Paulo neste domingo. Tanto no masculino quanto na prova feminina eles conquistaram as três primeiras posições do pódio, sem dar chance para os brasileiros.

No masculino, o corredor local mais bem colocado foi Edmilson dos Reis Santana. Ele chegou em quarto lugar, com o tempo de 2h42min06s. Ele ficou atrás dos quenianos Stanlei Kipchirchir (2h16min07s) e Paul Kimutai (2h16min52s) e do etíope Dereja Abera (2h17min17s).

Na prova feminina, o destaque brasileiro foi Cruz Nonato da Silva. Com o tempo de 2h42min06s, ela cruzou a linha de chegada na quarta colocação. A vencedora foi a marroquina Samira Reif, com a marca de 2h38min23s.

A queniana Rumokol Elizabeth Chepkanan chegou em segundo, com 2h38min28s, e a etíope Zehara Kedir terminou em terceiro, com 2h39min52s.

Franck Caldeira se sente mal e não completa Maratona de Lisboa

204740_352709_franck_caldeira_cred_flavio_perez__11__web_O fundista Franck Caldeira, da Orcampi, de Campinas, campeão da São Silvestre, não conseguiu completar a Maratona de Lisboa, em Portugal, etapa do circuito Rock’n’Roll, neste domingo. Franck parou no quilômetro 33 com câimbra na coxa e lamentou, porque estava bem preparado após seis semanas de treinamento na cidade queniana de Eldoret, casa dos melhores fundistas do mundo.

A maratona, que largou em Cascais e terminou em Lisboa, no Parque das Nações, foi vencida por um queniano, Paul Lonyangata, em 2h09min46 – o atleta havia sido contratado para ser o coelho da prova, o fundista que tem a função de puxar o ritmo e depois abandona a corrida. Lonyangata foi até o fim para chegar com vantagem sobre o segundo colocado, o ucraniano Sergey Lebid (2h11min24).

Franck Caldeira começou a sentir dor no quilômetro 25 e quando parou, 8 mil metros depois, já não conseguia mais correr. Comentou que quando começou a sentir a câimbra na coxa estava correndo com o pelotão em que estava o ucraniano Lebid, que terminou a prova na segunda posição.

Franck se preparou em Eldoret, no Quênia, cidade com altitude que varia entre 2.100 m e 2.700 m e é famosa por “produzir” os atletas de elite que dominam as provas de rua em todo o mundo, inclusive recordistas mundiais, campeões mundiais e olímpicos. O técnico Ricardo D’Angelo disse que o atleta nunca havia sentido esse tipo de problema. Na volta ao Brasil, os dois vão avaliar o que fazer no restante da temporada.

Franck é campeão pan-americano da maratona nos Jogos do Rio/2007 e dos 15 km da São Silvestre, em 2006. Sua melhor marca para a maratona é 2h12min03.

A equipe de atletismo da Orcampi tem patrocínio de Unimed Campinas, CPFL Energia, 3M, Lei de Incentivo ao Esporte e Fundo de Investimentos Esportivo de Campinas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *