Mobilização no Facebook e foto do último sorriso ajudam a identificar corpo de corredor

Foto: Leidimar Soares/Foco Radical
Foto: Leidimar Soares/Foco Radical

O corpo do rapaz que morreu enquanto corria em Vitória no último domingo foi identificado na manhã desta terça-feira (03). Segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Espírito Santo, a família reconheceu o corpo de Jackson Henrique Damasceno no Serviço de Verificação de Óbito de Vitória.

O reconhecimento do corpo ocorreu após uma grande mobilização em um grupo do Facebook, o Corredores Capixabas. O fotógrafo Leidimar Soares,  do site Foco Radical, registrou, em meio a milhares de corredores, o último sorriso de Jackson. Com as características da vítima, passadas por outros participantes da prova, o representante e coordenador do site Foco Radical no Espírito Santo, Bruno Lopes, localizou a foto de Jackson. A partir da divulgação no grupo e o compartilhamento da foto de Jackson, um amigo da vítima conseguiu identificar o corredor.

A prima de Jackson, Fátima Damasceno, enviou um comentário ao blog lamentando a morte do parente. “Estamos estarrecidos e abalados com essa notícia tão triste. Estamos todos abalados pelo ocorrido e por só saber da notícia no dia de hoje, mas agradecemos desde já a todos que se preocuparam em encontrar os familiares dele. Que Deus dê a ele um ótimo descanso. Ele que era e sempre será uma pessoa maravilhosa. Um primo brincalhão e divertido, um irmão que ficará pra sempre em nossos corações. Um mineirinho de Grão Mogol que jamais vamos esquecê-lo.

Jackson Henrique Damasceno teve duas paradas cardíacas durante a corrida Track&Field Run Series. O circuito da prova era de 5 ou 10 quilômetros e a largada aconteceu às 8 horas. Segundo o organizador do circuito, o Grupo Latin, entre os quilômetros dois e três da prova o corredor, que não estava inscrito na prova, sem número de peito e identificação, que corria por fora do trajeto, teve um mal súbito, caindo dentro dos limites do percurso.

A ambulância da organização foi acionada e em menos de dois minutos estava no local prestando atendimento ao atleta, que teve uma parada cardíaca. O corredor foi reanimado e chegou ao Hospital São Lucas, por volta das 9h15, com vida. No hospital, o atleta teve mais uma parada cardíaca e não pôde ser reanimado.

Como ele não havia feito inscrição, a organização não possui nenhum contato de familiares ou amigos do atleta. Ele não portava documento. Carregava apenas um relógio no pulso e uma nota de R$ 10 no bolso. Logo após a morte, os responsáveis do Grupo Latin procuraram em toda a arena algum conhecido ou familiar que pudesse acompanhar o corredor, mas não encontraram qualquer conhecido.

O Grupo Latin lamenta profundamente o ocorrido. Com 13 anos de tradição em corrida de rua, esta é a primeira vez que um incidente como este acontece em provas organizadas pelo grupo. A instituição reforça a importância do atleta participar de provas devidamente inscrito e habilitado para tanto, justamente para evitar situação lamentável como esta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *