Corrida das Luzes: Risco de lesão é maior na descida da Terceira Ponte, alerta professor

Falta uma semana para a Corrida das Luzes e os corredores capixabas não param de pensar nas estratégias que vão adotar para encarar o trecho de 3,3 km da Terceira Ponte que faz parte do percurso de 10 km da prova. Além de ser a primeira corrida que vai cruzar o principal cartão postal da capital capixaba durante a noite, o percurso no sentido Vila Velha-Vitória também é inédito.

E, para tirar todas as dúvidas dos atletas e corredores amadores, o programa Fala Manhã, da TV Vitória/Record, entrevistou o professor de Educação Física e do Grupo de Corrida NR, Nei Robson, que deu diversas dicas para terminar bem a prova.

De acordo com Nei Robson, os corredores costumam temer mais a subida e não sabem que é na descida, quando a tendência é soltar mais as pernas, é que ocorre o maior número de leões.

[VIDEO]21377,center[/VIDEO]

Cuidado na subida e cautela na descida: “Os corredores vão percorrer cerca de 1,5 km em Vila Velha, até chegar a Terceira Ponte, com percurso de 3,3 km. Depois, chega em Vitória e enfrentam um percurso mais tranqüilo. A parte em que os atletas precisam mais ter cuidado é realmente na subida da Terceira Ponte e na descida. Não descer muito acelerado, pois as lesões acontecem mais na descida”, alerta Nei Robson.

Consumo de água: “O mais indicado é beber água a cada 20 minutos. Mesmo sendo uma corrida à noite, o clima é de verão e vai estar quente, portanto, exige hidratação”.

Diferença entre correr de dia e à noite: “O sol, sem dúvida, força a freqüência cardíaca. A noite é mais fresco, mesmo sendo verão, dá um alívio maior ao corredor”.

Além de seguir todas essas dicas do professor de Educação Física, participe da aula de aquecimento comandada por Nei Robson minutos antes da largada!

Percurso passo-a-passo

1558489_1415914325320291_695567010_n

A largada será na Rua Luciano das Neves, em frente a Praça Almirante Tamandaré (Prainha), em Vila Velha. Os corredores vão percorrer cerca de 350 metros até a Rua XV de Novembro, seguindo em direção a Praia da Costa. Cerca de 50 metros após passarem por baixo da Terceira Ponte, os corredores devem virar à direita na Avenida Hugo Musso. Depois de percorrerem cerca de 400 metros, vão virar à direita na Rua Ceará para ter acesso à Terceira Ponte.

Ao passar pelo pedágio da Terceira Ponte, os corredores seguirão pela Rua Humberto Martins, em Vitória, até chegarem a avenida Americo Buaiz, na Enseada do Suá, de onde seguir para a Praia de Camburi, passando pela avenidas Saturnino de Brito e Dante Michelini. A chegada será no segundo bolsão de estacionamento que fica na altura da Rua Dr. Antônio Basílio, na Praia de Camburi.

logo_corrida-1024x576A corrida

A Corrida das Luzes é sucesso de público. As 2 mil vagas previstas inicialmente foram preenchidas antes do prazo de término das inscrições. Ao todo, são mais de 2,8 mil corredores inscritos para a prova que acontece no sábado, dia 08 de fevereiro.

Além de promover a saúde, a corrida também tem um caráter social e parte da renda arrecadada será destinada para a Sociedade Semeadores de Sonhos, uma entidade que presta assistência para cerca de 15 famílias em Vila Velha.

A Corrida das Luzes/Semeadores é a primeira prova a fazer parte do Circuito de Corridas de Rua da Rede Vitória. O grupo de comunicação que mais divulga e apoia o esporte no Espírito Santo agora vai investir e divulgar a modalidade esportiva que mais cresce no país. Outras duas provas com o apoio da Rede já estão confirmadas para 2014 no Estado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *