Elas são inspiração para centenas de quilômetros… Parabéns, corredoras capixabas!

Elas largam na frente, tem provas só para elas e queimariam tops na linha de chegada pelo direito de CORRER! Não perdem a pose com a medalha nas mãos mesmo descabeladas e com a maquiagem borrada pelo suor. Para elas correr é viver, é alegria, é divino!

O Blog Corrida de Rua homenageia três corredoras capixabas no Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado, dia 8 de março. Jandiara Passos, Hellen Fante e Priscila Moraes são inspirações para centenas de quilômetros. Leitoras, conheçam um pouquinho da história de cada uma dessas mulheres e sintam-se também homenageadas e inspiradas.

1653895_10203424840568621_1714351437_nUltramulher quer correr 500 km do Convento da Penha ao Cristo

Jandiara Passos é uma ultramulher! Aos 52 anos, encara ultramaratonas, que são corridas com distâncias maiores do que os 42.195 metros da já exaustiva maratona. A única ultratriatleta do Espírito Santo diz que correr é DIVINO e testa não apenas a resistência, mas a sobrevivência nas provas. Seu maior sonho? Correr do Espírito Santo ao Rio de Janeiro, no desafio de mais de 500 km que ela intitula como “Da Penha ao Cristo”, uma homenagem à Nossa Senhora da Penha e a Jesus!

Jandiara começou a correr aos 28 anos para vencer uma anorexia nervosa. Com o apoio do irmão, que é médico, viu a atividade física como um complemento para o tratamento e venceu a doença correndo.

Questionada sobre os motivos que a levam a correr, a capixaba explica: “Atualmente corro simplesmente porque sou apaixonada pelos movimentos físicos que somos capazes de executar. E também porque correr foi minha opção para venerar nosso Deus. É correndo que me embebedo com a natureza e oro, via de regra, durante todo o trajeto que faço”.

São tantos quilômetros percorridos e tantas medalhas, que ela perdeu a conta. “Perdi a conta e literalmente os perdi quase que todos na enchente que assolou a cidade de meus pais. Na época, tinha levado os símbolos das minhas façanhas para eles apreciarem e a chuva levou tudo!”, lamenta a corredora.

A próxima prova de Jandiara será o Desafio Vitória-Anchieta. Ela vai percorrer, na categoria solo, os 105 km entre a capital capixaba e o município localizado no litoral sul do Espírito Santo.

549981_490380594358157_428770765_nTrês anos correndo e ela já é triatleta! Presente em pódios de 5 km, Hellen adora se auto-desafiar

Hellen Fante tem 28 anos e começou a correr sem grandes pretensões. Há três anos começou a ir para o calçadão terminar o treino da academia correndo. Depois de alguns meses de treinamento, virou presença freqüente nos pódios de corridas realizadas na Grande Vitória. “Sempre que eu ia correr no calçadão, encontrava com um amigo, que é instrutor de corrida, e dá aulas. Ele começou a me dar pequenas orientações sobre minha passada, meu ritmo e outros detalhes. Logo senti uma diferença e resolvi entrar numa assessoria. Com poucos meses, conquistei meu primeiro pódio na categoria, o que foi definitivo para me lançar nessa nova vida”, conta.

Como gosta de se auto-desafiar, hoje, além de correr, Hellen nada e pedala! Acabou de estrear no Triathlon no último dia 16 de fevereiro e já subiu ao pódio ficando em 1º lugar na modalidade super sprint. E já tem o próximo desafio marcado: o Triathlon de Verão, em Meaípe, no dia 16 de março.

Ela diz que corre por estética, estilo de vida e para alcançar resultados. Acredita que correr é VIVER! E foi vivendo que ela já conquistou 22 troféus na corrida de rua.

Um sonho? Participar de provas de corridas de rua em diferentes países. “Até o momento só tive a oportunidade de fazer uma corrida na Argentina, que foi a Meia Maratona de Buenos Aires”.

1608401_587052084717112_908256112_nEla é a rainha dos 10k! Priscila Moraes coleciona 33 troféus e 63 medalhas!

Priscila Moraes corre há quatro anos e quer se tornar uma corredora profissional. Tem subido ao pódio com frequência nas provas de 10 quilômetros realizadas no Espírito Santo. Com 28 anos, tem como desafio para 2014 a maratona do Rio de Janeiro, em julho.

Por trás dessa grande mulher, existem dois homens que a incentivam a correr: o marido, que deu o estímulo inicial, e o técnico atual. “Meu companheiro me passou uma planilha para iniciantes e comecei a treinar para 5 km. Hoje tenho um técnico profissional, o professor Anselmo, Doutor em Fisiologia do exercício na Ufes”.

A dedicação e o empenho no esporte que mais cresce no país já lhe renderam 33 troféus e 63 medalhas. Priscila diz que correr a faz mais feliz e lhe proporciona melhor qualidade de vida. “Correr é alegria do começo ao fim”.

DNA de Corredora

Em fevereiro, a Iguana Sports publicou a maior pesquisa sobre corrida feminina no Brasil e fez descobertas importantes. Após ouvir 5.267 mulheres, os resultados mostram que a motivação delas por esse tipo de esporte, que depende apenas de força de vontade e um bom par de tênis, nem sempre é um corpo malhado. Quase a metade delas, 49% das entrevistadas, corre, pois querem melhorar o seu estilo de vida. Já 17% querem melhorar a aparência corporal. Metade delas estão na faixa etária entre 35 e 45 anos e correm até quatro vezes por semana. Sete a cada 10 preferem praticar o esporte pela manhã. É o mesmo número daquelas que colocam o fone de ouvido e dão todas as passadas seguindo o ritmo de uma música. Alguns números interessantes da pesquisa:

83% das mulheres que correm têm ensino superior
62% seguem uma dieta
75% frequentam uma academia
6 a cada 10 buscam informações sobre corrida em sites e portais de corrida
42% preferem eventos em que devem correr 5 km
78% das mulheres já participaram de corrida feminina
7 a cada 10 gostam de correr ouvindo música
47% das mulheres tomam algum tipo de suplemento alimentar
52% delas usam monitor cardíaco nas corridas
27% usam maquiagem para correr
85% se preocupam com o look de corrida antes de sair de casa
48% têm de três a quatro pares de tênis
Fonte: Iguana Sports.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *