Abusem do protetor solar e da hidratação! Maratona do ES será com sol, alta umidade e ventos fracos

sol no asfaltoOs atletas que vão participar neste domingo (24) da Maratona do Espírito Santo vão encarar sol, alta umidade relativa do ar e ventos moderados no litoral sul capixaba, segundo previsão do tempo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

De acordo com o Incaper, o tempo estará ensolarado durante toda a manhã, sem previsão de chuva, com os termômetros variando entre 25º e 29º. O vento em todo o litoral sul capixaba será moderado e na Rodovia do Sol, por onde passa grande parte dos percursos, estará com velocidade média de 16km/h no horário entre às 7h e 11h.

Uma forte massa de ar seco cobre a maior parte do Espírito Santo e inibe a formação de nuvens de chuva na cidade de Vila Velha. Com o tempo seco, a umidade relativa do ar estará alta, oscilando em torno de 70%, nas horas mais quentes da manhã, o que pode aumentar o desgaste dos corredores.  “No começo da corrida, às 7 horas, a temperatura vai estar agradável, mas ao longo do percurso os termômetros vão subir rapidamente causando a sensação de abafamento nos corredores”, disse o meteorologista Bruce Pontes.

A competição tem três distâncias – 42km (maratona), 21 km (meia maratona) e 7km. Os maratonistas largarão juntos, no mesmo horário, às 7h30, mas em locais distintos.  A Maratona começa na Praia de Setiba, em Guarapari. Já a Meia-Maratona tem largada no bairro Interlagos, em Vila Velha. Já os atletas dos 7km sairão da Praia de Itaparica com destino à Prainha, mesmo local da chegada dos demais percursos.

Com o tempo aberto, ficará ainda mais evidente a beleza do percurso que passa por lindas praias capixabas ao longo da Rodovia do Sol, como Setiba, Ponta da Fruta, Barra do Jucu, Cocal, Itaparica, Itapoã e Praia da Costa. E, para dar uma amenizada no clima quente, os maratonistas vão poder respirar fundo ao passar por dois santuários ecológicos, o Parque Estadual Paulo César Vinhas e Reserva de Jacarenema. Confira o passo-a-passo da Maratona do ES: Praias, reservas ecológicas e muita história ao longo do belo percurso!

A dica do Blog Corrida de Rua é exagerar na hidratação e no protetor solar. Ótima prova a todos os maratonistas! Nos vemos lá! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *