1,5 tonelada de alimentos: Saiba onde foi parar a sua inscrição da Corrida Juntos Pela Vida!

Pastor Geraldo Luiz recebendo os donativos das mãos do diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes. Foto: Singular Fotografia
Pastor Geraldo Luiz recebendo os donativos das mãos do diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes. Foto: Singular Fotografia

Mais de 1.5 mil quilos de alimentos arrecadados com as inscrições da Corrida Juntos Pela Vida, realizada no último sábado (15), na Praia de Camburi, em Vitória, foram entregues para duas entidades sociais em Viana: o Instituto Neemias de Recuperação de Dependentes Químicos e a Casa Terapêutica Gileade.

As duas entidades atuam na recuperação de dependentes químicos do sexo masculino com idade a partir de 18 anos. Segundo o responsável pelo Instituto Neemias, o Pastor Geraldo Luiz, da Igreja Cristã Filadélfia, a doação ajudará, e muito, no atendimento aos 20 internos atendidos atualmente e sua expectativa é poder focar ainda mais no tratamento dos seus atendidos. “Essa doação será uma grande ajuda. Agora podemos intensificar os trabalhos que já realizamos”, declarou.

Ele explicou que, entre outros serviços, a entidade oferece psicoterapia individual, em grupo e familiar; aconselhamento motivacional; terapia ocupacional; oficinas terapêuticas; acompanhamento social e familiar; assistência religiosa, jurídica e previdenciária; atividades físicas, de lazer e culturais, como artesanato, pintura em tecido, bordado e outras. Uma equipe multidisciplinar, com sete profissionais, faz o acolhimento e tratamento dos internos.

De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes,  esse é o segundo ano que essas entidades são beneficiadas pela Corrida Juntos Pela Vida. “Conhecemos bem o trabalho sério promovido por essas instituições que tanto contribuem na recuperação de pessoas com dependência química. Elas oferecem um atendimento importante para os usuários e seus familiares, e essa doação, certamente, contribuirá para que elas obtenham resultados ainda melhores”, afirmou.

Acolhimento

Uma das principais vertentes de trabalho do Instituto Neemias e da Casa Terapêutica Gileade está no envolvimento das famílias no tratamento dos usuários de drogas. Segundo o Pastor Geraldo Luiz, a participação familiar é essencial para a recuperação de uma pessoa drogada. “Os familiares precisam ser ativos nesse processo. Até mesmo os hábitos de casa precisam mudar e se adequar para que o dependente tenha mais facilidade em largar o vício”, explicou.

Além de receber atendimento de profissionais, os internos também seguem uma rotina controlada, com horário para acordar, dormir, se alimentar, fazer atividades de lazer ou aprendizado. Além disso, são eles os responsáveis por cuidar da sua própria higiene e da limpeza do local onde são atendidos. “Isso é importante porque, lá fora, eles vão precisar seguir regras, cumprir horários e assumir responsabilidades. Essa também é uma forma de aprendizado”, ensinou o Pastor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *